A certificação de Profissional de Gerenciamento de Portfolio do PMI (PfMP)® reconhece o nível avançado de experiência e as habilidades de gerentes de portfólio. A PfMP® demonstra a comprovada capacidade no gerenciamento coordenado de um ou mais portfolios que visam a atingir os objetivos organizacionais.

Os detentores da certificação PfMP são responsáveis pela execução do processo de gerenciamento de portfólio, pela comunicação em torno do progresso do portfólio e recomendações para a ação. Enquanto os gerentes de projetos e programas são responsáveis por fazer o trabalho certo, esta é uma certificação ideal se você é responsável por assegurar que sua organização está fazendo o trabalho certo.

Quem deve se candidatar?

Se você é um gerente de portfolio que busca demonstrar sua comprovada capacidade para gerenciar e alinhar um portfolio de projetos e programas para tornar real a estratégia e os objetivos organizacionais, você pode aumentar sua visibilidade e valorizar-se em sua organização, destacando-se aos olhos dos empregadores através da certificação PfMP. Ela é a certificação certa para você.

Links Rápidos
Requisitos da Certificação de Gerenciamento de Portfolio

Para se candidatar à certificação PfMP você precisa ter:

  • Um diploma de ensino médio (ensino médio ou equivalente), com ao menos 7 anos (10.500 horas) de experiência em gerenciamento de portfólio dentro do período dos últimos 15 anos.
  • OU
  • Uma formação de 4 anos (bacharel ou equivalente), com ao menos 4 anos (6.000 horas) de experiência em gerenciamento de portfólio dentro do período dos últimos 15 anos.
  • E
  • Como o gerenciamento de portfolio enfoca assuntos de investimento estratégico e decisões organizacionais de alto nível, é pertinente que o candidato tenha uma experiência profissional em negócios sólida. Todos os candidatos devem possuir um mínimo de 8 anos (96 meses) de experiência profissional em negócios.
Como se candidatar e se preparar para a prova

Para se candidatar à certificação PfMP, registre-se e faça seu login em nosso sistema online

  • Precisa de mais informações? Obtenha informações adicionais sobre os requisitos e o papel do PfMP. Para encontrar explicações mais detalhadas, consulte o Manual da certificação PfMP
  • Pronto para fazer a prova? Utilize o guia para a prova PfMP para informações sobre a prova, dicas para sua preparação e atualizações importantes
Mantenha sua certificação PfMP

Como parte do programa de Requisitos de Certificação Continuada do PMI, os detentores da certificação PfMP necessitam obter 60 PDUs a cada ciclo de 3 anos.

Para saber mais sobre o programa, o que são PDUs, como obtê-las e solicitá-las, bem como instruções passo a passo sobre como renovar sua certificação, assista ao vídeo do CCR. Você pode também se basear no mais recente manual da certificação PfMP.

Se você está pronto para reportar suas atividades, visite o sistema online CCR do PMI para reportar PDUs e verificar os registros relativos à sua certificação.