RSS PMI-RIO Notícias de PMI-RIO Mon, 14 Oct 2019 05:19:05 -0300 Mon, 14 Oct 2019 05:19:05 -0300 Zend_Feed_Writer 1.12.11 (http://framework.zend.com) https://www.pmirio.org.br/rss Programa de Mentoring do PMI Rio – Ciclo 11 Fri, 04 Oct 2019 12:03:45 -0300 https://www.pmirio.org.br/noticia/visualizar/id/153/?programa-de-mentoring-do-pmi-rio--ciclo-11.html https://www.pmirio.org.br/noticia/visualizar/id/153/?programa-de-mentoring-do-pmi-rio--ciclo-11.html Período de inscrição para o Ciclo 11 será de 26 de setembro a 6 de novembro de 2019.

O Ciclo 11 do Programa de Mentoring do PMI Rio de Janeiro será realizado de acordo com o seguinte Calendário proposto.

 

Para se inscrever no ciclo 11 clique aqui


CONHEÇA OS MENTORES PARA O CICLO 11:
 

Antonio Luiz Fernandes dos Santos

D.Sc. em Gestão pela COPPE/UFRJ; M.Sc. em Engenharia Offshore pela COPPE/UFRJ; B.Sc. em Engenharia de Fortificação e Construção pelo IME- Instituto Militar de Engenharia-IME e Engenharia Offshore pela PETROBRAS. Especialização executiva na INSEAD na França e Singapura, e na USP. Iniciou a carreira como Engenheiro na EXXON e depois foi para a PETROBRAS. Trabalhou na avaliação, no desenvolvimento e na implementação de modelos de negócios, fusões e aquisições, projetos, programas e portfolios, assim como em operações e manutenção para os segmentos de "downstream, midstream & upstream" da cadeia de valor de petróleo, gás e energia.
Foi gerente geral do projeto GNL PETROBRAS pela área de negócios de Gás e Energia e Chairman da Joint Venture entre PETROBRAS, BG, GALP e REPSOL o Projeto FLNG, focando a liquefação do gás e a produção de GNL em unidades offshore nos Campos do PRÉ-SAL. O foco de seu caminho profissional baseou-se em princípios como "pensar fora da caixa" e a busca proativa por novos modelos de Negócios adotando soluções efetivas para o mercado com a ajuda de seu desenvolvimento também nas competências de gerenciamento de Projetos, Programas e Portfolios. Destacam-se suas habilidades de ouvir e liderar, mobilizando recursos, formando equipes integradas e focadas, com cooperação e ética, fundamentais para o equilíbrio entre a demanda por competências técnicas e de recursos objetivos e o fornecimento de soluções no prazo, custo e com a qualidade e recursos projetados.

Especialidades: RISCOS, PARTES INTERESSADAS, INTEGRAÇÃO

https://www.linkedin.com/in/aluizfsantos

 

Claudia Gonçalves

Analista de Sistemas formada pela UNESA, especialista em gestão de processos pela FGV, certificada PMP. Iniciou a carreira em Gestão de Projetos atuando na área de TI de Petróleo e gás, como PMO. Trabalha como Analista de Projetos na SPREAD, cliente PETROBRAS em gerenciamento de projetos em diferentes projetos de Desenvolvimento de Software, em várias etapas desse o planejamento até o encerramento. Durante os últimos 12 anos trabalhando com gerenciamento de projetos, atuou como consultora gestão de processos e projetos em diversas áreas de negócio em vários clientes, com planejamento físico e financeiro.

Especialidades: RISCOS, CUSTOS, além de Modelagem e Indicadores de Processos

https://www.linkedin.com/in/claudia-gon%C3%A7alves-6a772a42/

Cláudia Honnicke

Engenheira química formada pela UFPR, especialista em gestão de qualidade pela FAE Business School, em engenharia de produção pela PUC PR, em engenharia de processamento de petróleo pela UERJ e em gerenciamento de projetos pela UFRJ, mestranda em engenharia química pela UFRJ. Iniciou a carreira em formulação de tintas industriais e posteriormente atuou na indústria automotiva como engenheira da qualidade. Trabalha na PETROBRAS desde 2006 em gerenciamento de projetos em diferentes estágios de maturidade e atualmente exerce função de gerente setorial de projeto e suprimento. Durante esses anos trabalhando com gerenciamento de projetos, atuou em coordenação de desenvolvimento de projetos de engenharia conceitual, básica e de detalhamento, gerenciamento de passagem de fase de projetos conforme sistemática corporativa, planejamento físico e financeiro, análise de riscos, gestão de mudanças e planejamento de suprimentos na implantação de projetos.

Especialidades: RISCOS, MUDANÇAS, PLANEJAMENTO DE SUPRIMENTOS

https://www.linkedin.com/in/claudia-honnicke-01610a18

Karolina Poznyakov

Engenheira Civil; Licenciatura em Matemática; MBA em Finanças Corporativas; Pós-graduação em Engenharia do Petróleo; Pós-Graduação em Docência do Ensino Superior; Certificada PMP pelo PMI e IPMA-D. Possui larga experiência em Gerenciamento de Projetos distribuídos nas áreas de Petróleo e Gás e em Gestão de Plantas Industriais. Engenheira de Planejamento, Suporte às Práticas de Projetos. Consultora para o desenvolvimento e implantação de metodologias de gerenciamento de projetos e de escritório de projetos (PMO) desde 2005 na Petrobras. Atuou em projetos, prestando serviços a empresas de grande porte: Petrobras, Glaxo-SmithKline, Technip, IESA, dentre outras. Autora do livro “VIP – Práticas de Melhorias de Valor em Grandes Empreendimentos” com Paul Dinsmore. Palestrante em empresas, seminários e congressos nacionais e internacionais sobre os temas “PMO – Project Management Office”, “VIP”, "Gerenciamento de Projetos em Obras". Autora de artigos técnicos nas áreas de gerenciamento de projetos. Docente e Orientadora de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) na Escola Politécnica da UFRJ (NPPG) e no IBEC (Instituto Brasileiro de Engenharia de Custos). Ministra cursos de Preparação para Certificação PMP, cursos de Gestão de Tempo com MS Project para mais de 1000 turmas ultrapassando 90.000 participantes.

Especialidades: GERENCIAMENTO DE ESCOPO, CRONOGRAMA, RISCOS

https://www.linkedin.com/in/karolina-poznyakov-46933913

Luiz Augusto da Silva Mieiro

Profissional Senior com 16 anos de experiência em grandes empresas de engenharia (Techint , Aker Solutions e Fjords Processing) tanto na área técnica como no gerenciamento, com ênfase na liderança de equipes multifuncionais e multidisciplinares. Experiência em projetos e apoio a unidades operacionais, utilizando o planejamento e conceitos de critical chain. Habilidade para integrar equipes, apoiar a área comercial com expertise na criação de novas oportunidades de negócio, gerenciamento de riscos e foco no aumento de produtividade. Certificado Green Belt na Lean-Six Sigma Methodology e como PMP no PMI. Doutorando em Tecnologia de Gás Natural na UFRJ, com MBA Executivo na FGV e Mestrado na Área Petroquímica na UFRJ. Bacharel em Engenharia Química, com Pós-Graduação em Projeto de Equipamentos na Funcefet e em Gerenciamento de Projetos na Fundação Dom Cabral. Exerce trabalho voluntário há mais de 10 anos apoiando a comunidade de Vista Alegre e promovendo ações sociais. Professor voluntário de Química em curso pré-vestibular social.

Especialidades: LIDERANÇA, RISCOS, INTEGRAÇÃO

 

https://www.linkedin.com/in/luizmieiro

Luiz Pereira

Engenheiro Civil, MBA em Gerenciamento de Projetos (IBMEC), MBA em Business Administration (UFES-ES), MBA Em Papel e Celulose (UFV), Mestrado em Políticas Públicas e Governança (FGV) e certificação PMP (PMI). Diretor Sênior e experiência em Gestão de Desempenho em Projetos de Capital, de finanças, suprimentos, projetos, operações e manutenção em projetos de Papel e Celulose no Brasil; Energia Hidrelétrica na Indonésia; Porto na Malásia e no Brasil; Pelotização em Omã; Fosfato no Peru e Brasil; Potássio na Argentina; Carvão em Moçambique; Cobre no Chile; Minério e Níquel no Brasil, além de diversos outros projetos de PPP (Estradas, VLT).

Especialidades: Gestão, Contratos, Planejamento

https://www.linkedin.com/in/luiz-pereira-b7370341/

Francisco Taborda

Graduado em Ciências Navais e em Engenharia, e tem um mestrado em Systems Engineering pela United States Naval Postgraduate School. Possui as certificações PMI-RMP e PMP do PMI e CGE da Coach Inc. dos EUA. Gerenciou equipes multidisciplinares e multiculturais em grandes projetos nas áreas infraestrutura de telecomunicações, construção submarina, desenvolvimento de tecnologia e inovação para corporações como a Ericsson, Nokia, Subsea 7, Vésper, Oi, Claro, Telemig Celular, Marinha do Brasil e o Centro de Pesquisa e Inovação Sueco-Brasileiro, entre outras. É professor universitário de cursos de graduação e MBA. Também, é oficial superior da reserva de primeira classe da Marinha do Brasil.

https://www.linkedin.com/in/francisco-taborda-msse-pmp-pmi-rmp-ceg-766b0822/

Renato Caldas

Graduado em Engenharia Mecânica pela UFRJ, Mestre em Engenharia pelo ITA, MBA em Gerenciamento de Projetos pelo NPPG-UFRJ e Certificado PMP-PMI. Possui experiência direta e contínua no desenvolvimento de projetos multidisciplinares em empresas do setor Aeronáutico e na Indústria Estratégica de Defesa Brasileira. Liderando equipes de engenharia, acumulou experiência em gerenciar as expectativas de quem demanda uma entrega, bem como o espírito e a capacidade de quem executa o trabalho. Com conhecimento de todo o ciclo de desenvolvimento de novas idéias, será capaz de trazer ao aluno a identificação e a percepção de quem já passou por situações ímpares no ambiente corporativo.

Especialidades: GERENCIAMENTO DE ESCOPO, CRONOGRAMA, RISCO

https://www.linkedin.com/in/renato-caldas-m-eng-pmp-493bb923

 

Rubens Cirino

Atua há 27 anos como professor, consultor e gerente de projetos para empresas como IESA, Andrade Gutierrez, Saint Gobain, White Martins, Banco do Brasil, American Express, Redecard, Petrobras e Unimed, e na área governamental, junto ao Ministério da Marinha e do Exército. É professor adjunto da UERJ do Departamento de Informática, dos MBAs em Gerência de Projetos e cursos corporativos da FGV, IBMEC, FUNCEFET e ESTÁCIO. Atuou como professor na PUC-RJ e na IBM. É doutor em Modelagem Computacional pelo IPRJ, mestre em Engenharia de Sistemas pelo IME, e graduado em Engenharia Elétrica (UGF) e Direito (IMB). É certificado como Project Management Professional (PMP) pelo PMI. É certificado PRINCE2 Practitioner pela APMG. Atua como voluntário, no PMI – Rio.

Especialidades: GERENCIAMENTO DE MUDANÇAS, CRONOGRAMA, STAKEHOLDERS

https://www.linkedin.com/in/rubens-l-cirino-dsc-pmp-prince2-practitioner-011b7830/

 

REGRAS DO PROGRAMA DE MENTORING DO PMI RIO DE JANEIRO

O Programa de Mentoring do PMI Rio de Janeiro é um benefício gratuito que o Capítulo oferece a seus Afiliados e alunos de Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos das Universidades conveniadas com o PMI RIO.  

O candidato a Mentorado do Programa de Mentoring não precisa ser residente na cidade do Rio de Janeiro pois os contatos Mentor x Mentorado poderão ser virtuais.

Os Mentores são Voluntários do Programa de Mentoring do PMI Rio de Janeiro e realizam esse trabalho sem remuneração e com único intuito de desenvolver o Profissional de Gerenciamento de Projetos no Tema da Mentoria que for escolhido.

O Tema da Mentoria será proposto pelo Mentorado e aceito pelo Mentor. O Tema acordado deverá estar relacionado a Gerenciamento de Projetos e contemplar uma ou mais áreas de conhecimento do PMBoK.

O candidato ao Programa de Mentoring deve possuir disponibilidade de pelo menos 1 hora semanal para os encontros presenciais/virtuais ao longo de 12 semanas.

A falta do Mentorado por dois (2) encontros consecutivos encerra sua participação.

A dupla Mentor x Mentorado deverá escolher a melhor forma de interação: presencial ou virtual (WhatsApp, Skype, telefone ou outra plataforma que possibilite a conversação).

Os dias e horas de contato serão definidos livremente entre Mentor e Mentorado.

Cabe ao Mentorado a iniciativa de entrar em contato com o Mentor.

Semanalmente o Mentorado deverá apresentar ao Mentor para comentários o seu Plano de Mentoria devidamente preenchido e, em paralelo, enviá-lo para a Coordenação do Programa via e-mail mentoring@pmirio.org.br.

A falta de envio do Plano Semanal pelo Mentorado por duas (2) semanas consecutivas encerra sua participação.

Para um bom aproveitamento das 12 semanas de duração do Ciclo recomendamos que o Mentorado siga os Marcos definidos no Plano de Mentoria (arquivo enviado na reunião de abertura).

Mentor e Mentorado que tiverem participação mínima de 80% da carga horária prevista farão jus a 12 PDU´s na categoria Leadership.

Será emitido Certificado de Participação para os Mentorados que tiverem participação mínima de 80% da carga horária prevista e apresentarem à Coordenação do Programa de Mentoring o formulário Relatório Semanal devidamente preenchido e pelo Mentorado com cópia para o Mentor.

A carga horária será aferida pela Coordenação do Programa através do envio do Relatório Semanal.

A Gerência do Programa de Mentoring recomenda fortemente que, independentemente do Plano Semanal da Mentoria mencionado acima, o Mentorado prepare uma Apresentação sobre as atividades desenvolvidas ao longo do Ciclo. Esse trabalho deverá ser apresentado na Reunião de Encerramento do Ciclo.

Além disso o Mentorado poderá escrever Artigo técnico a ser publicado no site do PMI Rio ou em Revista na área de influência do PMI, ou poderá ser apresentado em Congresso ou Seminário promovido pelo PMI. Para tanto o Trabalho deverá estar de acordo com as Regras de Publicação. Maiores informações sobre publicação, procure o gerente do programa de mentoring.

Regras para seleção:

Os Mentorados serão selecionados para participar do Programa de Mentoring do PMI Rio de Janeiro levando em consideração as respostas às perguntas contidas no Formulário de Inscrição.

Responda o Formulário de Inscrição de maneira mais completa possível.

No preenchimento do Formulário de Inscrição o candidato deverá selecionar 3 Mentores priorizando a ordem de preferência.

Cada Mentor irá trabalhar com um, dois ou no máximo três Mentorados a cada Ciclo, conforme a sua disponibilidade de tempo.

Em caso de mais de uma inscrição, apenas a primeira inscrição será considerada no processo de seleção.

Caso um candidato aprovado não possa participar neste ciclo, não é garantida a sua postergação para turma futura.

Será dada preferência na inscrição aos Candidatos que não tenham participado de Ciclos anteriores.

Não é escopo do programa:

  • Prover um treinamento em gerenciamento de projetos;
  • Preparação para prova de certificação PMP ou correlata;
  • Vender ou comprar produtos ou serviços de qualquer natureza;
  • Criar ou lançar negócio próprio ou de terceiros;
  • Tratar de questões pessoais;
  • Auxiliar em Outsourcing ou busca de empregos;
  • Distribuir material didático;

Em caso de dúvidas ou dificuldades, favor encaminhar e-mail para mentoring@pmirio.org.br

]]>
Parceria ASSESPRO RJ – PMI Rio Fri, 04 Oct 2019 14:13:46 -0300 https://www.pmirio.org.br/noticia/visualizar/id/154/?parceria-assespro-rj--pmi-rio.html https://www.pmirio.org.br/noticia/visualizar/id/154/?parceria-assespro-rj--pmi-rio.html No dia 26/09/2019 o PMI Rio assinou, através de seu Vice-Presidente Executivo Luiz Henrique Souza, uma cooperação com a Assespro-RJ! A Assespro-RJ é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, que congrega e representa as empresas brasileiras de tecnologia da informação, software e internet. Como uma consequência imediata dessa cooperação, foi realizada a mudança física da sede do PMI Rio para o mesmo endereço da sede da Assespro-RJ nessa sexta-feira, dia 27/09/2019. Logo, nessa segunda-feira, dia 30/09/2019, as duas sedes passaram a coexistir no mesmo local! O novo endereço é na Praça Pio X, 55, sala 901 – Centro – RJ/RJ. 

Ambas as diretorias estão bem otimistas nessa nova fase! São vislumbrados bons frutos dessa cooperação no sentido de catalisar iniciativas conjuntas que beneficiarão tanto às empresas associadas da Assespro-RJ quanto aos filiados do PMI Rio.

]]>
V Encontro de Gerenciamento de Projetos do PMI / Programa Campos Mon, 30 Sep 2019 10:56:12 -0300 https://www.pmirio.org.br/noticia/visualizar/id/152/?v-encontro-de-gerenciamento-de-projetos-do-pmi--programa-campos.html https://www.pmirio.org.br/noticia/visualizar/id/152/?v-encontro-de-gerenciamento-de-projetos-do-pmi--programa-campos.html ]]> 16° Encontro Regional de Gerenciamento de Projetos – PMI RIO Fri, 09 Aug 2019 16:33:12 -0300 https://www.pmirio.org.br/noticia/visualizar/id/151/?16-encontro-regional-de-gerenciamento-de-projetos--pmi-rio.html https://www.pmirio.org.br/noticia/visualizar/id/151/?16-encontro-regional-de-gerenciamento-de-projetos--pmi-rio.html O 16° Encontro Regional de Gerenciamento de Projetos – PMI RIO, edição comemorativa dos 20 anos PMI® no Rio de Janeiro, com o tema “Os desafios Éticos, Ecológicos e Comportamentais numa Era de Projetos Disruptivos”, será realizado de 10 à 12 de Setembro – Rio de Janeiro (FIRJAN CENTRO -RJ).

As inscrições (lote 3) estão abertas e o lote vira em 31/08!

O primeiro dia serão três workshops - de 04 horas ou de 08 horas e, no segundo e terceiro dia, a conferência com muitas novidades, apresentações pitch, keynotes, premiações, sorteios, homenagens e painel de debate. Vai ficar de fora dessa? 

A grade oferece palestras e apresentações sobre temas de atualidade como Gestão de Pessoas, Agilidade, Transformação Digital, além de painéis de debate com especialistas de mercado.

Saiba tudo sobre a programação mais atualizada, palestrantes e keynotes confirmados e as atrações especiais clicando aqui

Vale até 21 PDUs !

Investimento:

Filiados PMI Rio

Conferência (dias 11 e 12) - R$600,00

*Workshop (4 horas) + Conferência - R$700,00

*Workshop (8 horas) + Conferência - R$800,00

Não Filiados

Conferência (dias 11 e 12) - R$750,00

Workshop (4 horas) + Conferência - R$900,00

Workshop (8 horas) + Conferência - R$1.000,00

* Para obter o desconto basta inserir WS- antes do PMI Id (Ex: WS-123456).

Inscrições empresa (via CNPJ)
O PMI RIO oferece descontos de até 20% para inscrição de grupos. Envie e-mail para apoio@pmirio.org.br ou ligue para 21 22628985 – solicite o voucher de desconto.

Para se inscrever clique aqui

Te esperamos lá!

Equipe 16ERGP

Data de publicação: 09 de Agosto de 2019]]>
16° Encontro Regional de Gerenciamento de Projetos – PMI RIO Mon, 22 Jul 2019 11:01:10 -0300 https://www.pmirio.org.br/noticia/visualizar/id/148/?16-encontro-regional-de-gerenciamento-de-projetos--pmi-rio.html https://www.pmirio.org.br/noticia/visualizar/id/148/?16-encontro-regional-de-gerenciamento-de-projetos--pmi-rio.html O 16° Encontro Regional de Gerenciamento de Projetos – PMI RIO, edição comemorativa dos 20 anos PMI® no Rio de Janeiro, com o tema “Os desafios Éticos, Ecológicos e Comportamentais numa Era de Projetos Disruptivos”, será realizado de 10 à 12 de Setembro – Rio de Janeiro (FIRJAN CENTRO -RJ).

As inscrições (lote 2) estão abertas e o lote vira em 31/07!

O primeiro dia serão três workshops - de 04 horas ou de 08 horas e, no segundo e terceiro dia, a conferência com muitas novidades, apresentações pitch, keynotes, premiações, sorteios, homenagens e painel de debate. Vai ficar de fora dessa? 

A grade oferece palestras e apresentações sobre temas de atualidade como Gestão de Pessoas, Agilidade, Transformação Digital, além de painéis de debate com especialistas de mercado.


Saiba tudo sobre a programação mais atualizada, palestrantes e keynotes confirmados e as atrações especiais clicando aqui

Vale até 21 PDUs!

Investimento:

O lote blind (benefícios exclusivos para filiados ao PMI RIO) e o 1º LOTE estão esgotados – SOLD OUT

Filiados:

Conferência (dias 11 e 12) - R$500,00

Workshop (4 horas) + Conferência - R$600,00

Workshop (8 horas) + Conferência - R$700,00


Não Filiados:


Conferência (dias 11 e 12) - R$650,00

Workshop (4 horas) + Conferência - R$800,00

Workshop (8 horas) + Conferência - R$900,00

* Para obter o desconto basta inserir WS- antes do PMI Id (Ex: WS-123456).

Inscrições empresa (via CNPJ)
O PMI RIO oferece descontos de até 20% para inscrição de grupos. Envie e-mail para apoio@pmirio.org.br ou ligue para 21 22628985 – solicite o voucher de desconto.

Para se inscrever clique aqui

Te esperamos lá!

Equipe 16ERGP

Data de publicação:19 de Julho de 2019

]]>
Eleições 2019 Wed, 03 Jul 2019 16:45:14 -0300 https://www.pmirio.org.br/noticia/visualizar/id/147/?eleicoes-2019.html https://www.pmirio.org.br/noticia/visualizar/id/147/?eleicoes-2019.html Edital de Convocação para as Eleições da Diretoria Executiva 2020-2021

O Comitê de Nomeação do PMI Rio de Janeiro Chapter informa aos  seus filiados que as vagas no VRMS (sistema de voluntariado do PMI) para apresentação de candidaturas para as Eleições da Diretoria Executiva 2020-2021, conforme o Artigo VIII do Estatuto vigente, para o exercício do biênio 2020-2021, estarão abertas do dia 01 de Julho ao dia 19 de Julho de 2019.

Para acessar o edital - clique aqui

Atenciosamente,

Carlos Augusto Freitas, PMP
Nominating Committee Chair
PMI - Chapter Rio de Janeiro, Brasil

]]>
V Seminário de Gestão do Conhecimento em Projetos Tue, 11 Jun 2019 09:29:41 -0300 https://www.pmirio.org.br/noticia/visualizar/id/145/?v-seminario-de-gestao-do-conhecimento-em-projetos.html https://www.pmirio.org.br/noticia/visualizar/id/145/?v-seminario-de-gestao-do-conhecimento-em-projetos.html No dia  5 de junho o PMI Rio realizou em parceria com a FIRJAN RJ o " V Seminário de Gestão do Conhecimento em Projetos". O evento teve uma grade dividida em duas trilhas: "Pessoa", que explorou a questão comportamental, enfatizando a importância da experiência, do mentoring e do coaching para o profisisonal em gerenciamento de projetos. E teve uma outra trilha "Técnica", contando a experiência das empresas Dataprev, Petrobras e Engie em relação a temática do evento, que foi: "Aprendendo com os Erros e os Acertos". Cada trilha foi seguida por um painel entre os palestrantes ao final facilitada por um moderador. A trilha " Pessoas" adicionalmente, contou com uma peça teatral, o que foi um inovação em relação a transmitir informação e conhecimentos aos participantes. Vejam aqui as fotos desse evento!]]> PMI Rio AWARDS 2019 Mon, 10 Jun 2019 13:57:16 -0300 https://www.pmirio.org.br/noticia/visualizar/id/144/?pmi-rio-awards-2019.html https://www.pmirio.org.br/noticia/visualizar/id/144/?pmi-rio-awards-2019.html ]]> Chegou a parceria que você estava esperando! PMI & Bodytech Mon, 20 May 2019 12:00:13 -0300 https://www.pmirio.org.br/noticia/visualizar/id/143/?chegou-a-parceria-que-voce-estava-esperando-pmi--bodytech.html https://www.pmirio.org.br/noticia/visualizar/id/143/?chegou-a-parceria-que-voce-estava-esperando-pmi--bodytech.html Uma notícia importante para quem leva a sério o condicionamento físico como algo muito importante para manter a saúde! A partir de agora todo filiado de chapter brasileiro do PMI terá direito a preços diferenciados na rede Bodytech de academias, desde que esteja em dia com a filiação. Basta levar a impressão de tela do computador do dashboard de seu My PMI, no site www.pmi.org,  mostrando a atendente que for responsável pela matrícula na BT, que sua filiação está dentro do prazo de validade de 1 ano! Opcionalmente pode se conectar na hora em que for fazer a matrícula nesse site e nessa área e mostrar essa informação pelo seu smartphone também a atendente! Para se ter acesso a tabela com os preços diferenciados (menores dos os que são praticados para um cliente regular) basta clicar aqui nesse link.” Temos as tabelas Exclusive Corporativo e Exclusive Corporativo Total (que inclui natação).]]> V Seminário de Gestão do Conhecimento em Projetos Mon, 20 May 2019 11:51:37 -0300 https://www.pmirio.org.br/noticia/visualizar/id/142/?v-seminario-de-gestao-do-conhecimento-em-projetos.html https://www.pmirio.org.br/noticia/visualizar/id/142/?v-seminario-de-gestao-do-conhecimento-em-projetos.html Tema do Seminário: “Aprendendo com os Erros e os Acertos!


Nesse seminário teremos duas trilhas: uma de “Pessoas” e outra “Técnica”, onde serão abordados e discutidos diversos aspectos do aprendizado em ambientes de projeto.

Registrar e disseminar o aprendizado é preciso! Sejam “boas práticas”, para serem replicadas ou “alertas”, para serem evitados! Dessa forma a Gestão do Conhecimento, manifestado pelas “Lições Aprendidas” colabora com a redução de riscos e na maximização das oportunidades!

Convidamos a todos a participar dessa experiência! Sejam bem-vindos ao nosso seminário, que foi cuidadosamente preparado para você, que anseia em trocar conhecimento e experiências!

Agenda

Agenda

Investimento:

Lote 1: até 19/05

Não Filiado: R$200,00

*Filiado: R$100,00

**Estudante: R$80,00

Lote 2: até 04/06

Não Filiado: R$250,00

*Filiado: R$125,00

**Estudante: R$100,00

(* Filiados devem inserir o PMI Id no campo de desconto promocional.)
 
(** Estudantes devem enviar um e-mail para apoio@pmirio.org.br , com foto da carterinha ou declaração da Instituição para confirmar a matrícula e receberem o voucher. Em caso de dúvidas ligar para 21 2262-8985.)


Inscrição: Clique aqui


Palestrantes & Moderadores


TRILHA PESSOAS

PM TALK 1: – “Experiência: A ferramenta de aprendizado para o sucesso profissional”

Vivemos uma grande mudança rumo a inovação, o que nos traz a necessidade de desenvolver características comportamentais importantes para obter sucesso no mercado de trabalho do futuro. O mercado atual e do futuro depende de pessoas comprometidas com a evolução constante, que conhecem o seu potencial e sabem onde querem chegar. Nesse processo acelerado e de transformações o aprendizado constante, adquirido através das experiências, é uma dessas características tão buscadas nos profissionais. Dentro disso, a autora apresentará as informações apontadas no Fórum Econômico Mundial, sobre as competências do profissional do futuro (Resolução de Problemas Complexos, Inteligência Emocional, Criatividade, entre outras), além de comentar sobre o que é essencial ao Gerente de Projeto e compartilhar dicas e insights para o desenvolvimento comportamental e do aprendizado através do erro.

Nível do Conteúdo: Intermediário

Joice Amaral

JOICE AMARAL VICENTE – Sócia Diretora da Carreira em Movimento

MINI-CV

Joice Vicente é Coach de Carreira e Consultora de RH. Com mais de 3000 horas em atendimentos de Coaching individuais e em grupo. Coautora do livro: "Construa o seu caminho. Você está construindo o seu?” e sócia proprietária da empresa Carreira em Movimento. Atuou por mais de 10 anos na área de Recursos Humanos em empresas nacionais e multinacionais de diversos segmentos, onde teve a oportunidade de descobrir a paixão por ajudar as pessoas a serem felizes no trabalho.

 

PM TALK 2: – “Coaching e Mentoring – Aprendendo consigo mesmo e através dos outros”

Nosso poder de evolução é infinito. Entretanto, devemos estar abertos as contingências que nos cercam para enxergar janelas de oportunidades. Ainda que não signifiquem a mesma coisa, os processos de coaching e mentoring compõe possibilidades de desenvolvimento que tem o potencial de nos catalisar física, intelectual e emocionalmente. Não estamos nos referindo a produtos acabados em si, mas sim, processos contínuos de aperfeiçoamento. É interessante e aprazível ter alguém que inspire e que nos sirva de exemplo. Da mesma forma, é proveitoso e estimulante a relação de parceria estabelecida entre profissionais visando metas de desenvolvimento. Ambos processos servem para alavancar nossas competências. Como fazer uso deles da maneira mais produtiva e prazerosa é o objetivo desse PM Talk.

Nível do Conteúdo: Intermediário

André B. Barcaui

ANDRÉ B. BARCAUI – Professor, Palestrante e Autor

MINI-CV

André B. Barcaui é Pós-doutor em Administração pela FEA/USP, doutor em Administração pela UNR, mestre em Sistemas de Gestão pela UFF-RJ, com graduação em Tecnologia da Informação e Psicologia, com formação em terapia cognitivo-comportamental. Foi project office manager da Hewlett-Packard Consulting, responsável pela região Latino-Americana, e gerente de programa e serviços na IBM. É membro-fundador do PMI Chapter Rio, onde concluiu sua certificação PMP em 1999 e hoje faz parte do seu Conselho Consultivo, e membro do Conselho Editorial da Revista de Gestão dos Países de Língua Portuguesa e revisor técnico da revista MundoPM. É também certificado Master Coach pelo Behavioral Coaching Institute (BCI). Professor acadêmico, palestrante e autor de diversos artigos e livros na área gerencial.

 

MODERADOR DO PAINEL – TRILHA PESSOAS: – “Os desafios de aprender com os erros e os acertos!”

Diretor da Peça: "Aprender é preciso!

Descrição: Agruras de um Gerente de Projetos em início de carreira e a importância de seu mentor, o ajudando a superar problemas e a aprender com as situações difíceis!

Mário Luiz Sampaio

MÁRIO LUIZ SAMPAIO PEREIRA, PMP – Professor, Consultor e Ator

MINI-CV

É consultor de Negócios e Projetos e Professor convidado dos MBAs de Gerenciamento de Projetos e Gestão Empresarial da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e da Universidade Federal Fluminense (UFF), já tendo atuado também na FIA (USP) e na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em inúmeros cursos “InCompany” para a Petrobras no âmbito do Programa PROMINP e na preparação para Certificação PMP do PMI. Professor titular no curso EAD (Ensino à Distância) da FGV para a disciplina de Gerenciamento da Qualidade em Projetos. Coautor dos livros “Gerenciamento de Escopo em Projetos” pela editora FGV Management, e “PMO – Escritórios de Projetos, Programas e Portfólio na prática” pela editora Brasport (2012). Doutorando em Administração de Empresas pela Universidade de Rosário (ARG), Mestre em Inteligência Competitiva pelo convênio UFRJ / INT / Universidade Aux-Marseille (FRA), pós-graduado em Administração de Empresas pela FGV-SP (CEAG) e pela FACESP (com ênfase em Administração da Produção & Qualidade); graduado em Arquitetura e Urbanismo pela UFRJ, em Informática pela PUC-RJ, além de certificado pelo Project Management Institute (PMI) como PMP desde 2001. Também é membro do Comitê Estratégico de Gestão do Conhecimento do PMI Rio. Dedica-se ao Gerenciamento Profissional de Projetos há mais de 27 anos, período ao longo do qual vem prestando consultoria e liderando projetos de grande porte, para organizações nacionais (Petrobras, CEMIG, CEDAE, Suzano, entre outras) e internacionais (Coca-Cola, Siemens, Unilever, entre outras). Durante 4 anos foi Managing Director do International Institute for Learning (IIL) no Brasil, líder mundial em treinamento executivo presencial e à distância em Gerenciamento de Projetos. Também atuou na área de TI por mais de 14 anos, tendo sido executivo de empresas nacionais e multinacionais, incluindo organizações de consultoria (Deloitte Touche Tohmatsu) e comunicação (Jornal Diário Popular / O Dia).

 
TRILHA TÉCNICA

 

PALESTRA 1: – “Lições Aprendidas no Programa CzRM da Dataprev”

O ambiente do Programa CzRM (Citizen Relationship Management) proporcionou muito aprendizado, oriundo das mais diversas situações em seus projetos no esforço de atingir os objetivos definidos pela liderança, que aqui serão comentados nos seus diferentes vieses. Do técnico ao comportamental podemos ter problemas e errar. Mas o mais importante é que o erro seja rapidamente corrigido, sua solução seja incorporada e aprendida pelos times e o mesmo não volte a se repetir.

Nível do Conteúdo: Iniciante

Edgard Miguel

EDGARD MIGUEL PRATES FILHO – Programa de Atendimento Digital da Dataprev

MINI-CV

Tecnólogo formado em Desenho da Construção Civil pela Faculdade de Tecnologia de São Paulo (FATEC), ingressou na Dataprev de São Paulo em 1988 onde atuou no desenvolvimento e no atendimento à área de Arrecadação e Fiscalização do INSS. Em 2002 assumiu a Divisão de Produtos de Fiscalização no Rio de Janeiro. Participou do processo de fusão dos órgãos da Receita Federal e Previdenciária onde atuou na área de Relacionamento com o Cliente. Em 2005 atuou na criação do Departamento de Relacionamento com o Cliente em Brasília, onde exerceu a função de Gerente da Divisão de Relacionamento da Receita Federal. Em 2007 foi Gerente da Unidade de Desenvolvimento Santa Catarina e em seguida, em 2010, se tornou Gerente do Departamento de Desenvolvimento de Software e Superintendente de Desenvolvimento de Software. Em 2015 exerceu a função de Superintendente de Atendimento e iniciou o processo de transformação digital do Atendimento. Atualmente é responsável pelo Programa de Atendimento Digital da Dataprev.

 

PALESTRA 2: – “Aprendizagem Organizacional em Projetos - "Aprender em Projetos é muito mais que lançar mensagens engarrafadas em alto mar”

Apesar da coleta de Lições Aprendidas ao longo do projeto ser reconhecida como atividade relevante para o gerenciamento de projetos, a aprendizagem organizacional em projetos e processos raramente acontece e muitas empresas se queixam de erros recorrentes em projetos similares, documentos desatualizados, perda de conhecimento relevante e dependência do conhecimento tácito dos empregados. Atualmente, existe um grande número de publicações que discutem os motivos pelos quais as organizações não aprendem apesar dos grandes investimentos realizados em treinamentos e certificações. A palestra apresenta alguns resultados de pesquisas que refletem o estado da arte em aprendizagem organizacional, traz reflexões sobre a cultura de aprendizagem presente em segmentos que se destacam no mercado internacional, apontando as condições do ambiente organizacional que favorecem ou dificultam o engajamento dos empregados para o compartilhamento do conhecimento tácito e atualização do conhecimento explícito, discutindo os desafios da aprendizagem durante o dia-a-dia das atividades em projetos.

Nível do Conteúdo: Avançado

Aparecida Laino

APARECIDA LAINO ENTRIEL – Consultora Corporativa de Gestão do Conhecimento e Aprendizagem

MINI-CV

É Pós Doutoranda em Administração de Empresas pela Universidade Federal Fluminense, onde desenvolve pesquisas sobre Aprendizagem Organizacional e Gestão do Conhecimento. É Administradora, possui Doutorado em Engenharia de Sistemas pela UFRJ, Mestrado em Sistemas de Gestão e Especialização em Sistemas de Informação pela Universidade Federal Fluminense. Atua há 35 anos na área de gestão empresarial, sendo 11 anos como Gerente da Blindex Vidros de Segurança e 6 anos como Gerente Geral de empresa de médio porte da Indústria do Fitness Trabalha na Petrobras há 14 anos na Área de Gestão de Pessoas, atuando em atividades de Desenvolvimento de Liderança, Gestão de Competências, Gestão do Conhecimento e Aprendizagem Organizacional. Atualmente é Consultora Corporativa de Área de Gestão do Conhecimento e Aprendizagem Organizacional e Professora Convidada dos cursos de Mestrado e Pós-graduação do Departamento de Administração da Universidade Federal Fluminense.

               

PALESTRA 3: – "Projetos Ágeis: Errando Pequeno e Aprendendo Rápido!"

A gestão do conhecimento em projetos independe do ciclo de vida. Seja este preditivo ou adaptativo.  Como sabemos, muito conhecimento é gerado durante o projeto e o efetivo aproveitamento deste conhecimento em projetos futuros ou mesmo em etapas posteriores, pode fazer a diferença para o sucesso projeto. Tanto que o Guia PMBOK 6ª Ed. Incluiu o processo Gerenciar o Conhecimento do Projeto no grupo execução para reforçara ideia que as lições aprendidas sejam tratadas ao longo do projeto. Em projetos com ciclo de vida adaptativo (ágil) ainda existem muitos mitos, como por exemplo: não utilização de cronogramas, inexistência gestão de riscos e até mesmo gestão do conhecimento. Para derrubar um desses mitos, nesta palestra veremos como podemos tratar as lições aprendidas ao longo do projeto e como a cultura ágil contribui para que o time erre pequeno e aprenda rápido.

Nível do Conteúdo: Intermediário

Wagner Ribeiro

WAGNER RIBEIRO, MSc, AGILE COACH, PMP – Agile Coach da Engie Brasil

MINI-CV

Especialista em Gerenciamento de Projetos, Agilista, com experiência de mais de 20 anos em cargos de liderança e atualmente é Agile Coach na ENGIE, professor convidado na FGV, UFRJ, UFF, UVA, e membro do Comitê Estratégico de Gestão do Conhecimento do Project Management Institute, Chapter Rio de Janeiro. Mestre em Sistemas de Gestão e MBA em Organizações e Estratégia, ambos pela UFF/RJ; MBA em Gestão de Negócios em Tecnologia da Informação FGV; certificado PMP, CSM, Kanban Management Professional e SAFe Agilist; Analista de Sistemas pelo Instituto Brasileiro de Pesquisas em Informática (IBPI); especialista em gerenciamento de projetos pela PUC/RJ; graduado em Tecnologia em Sistemas Programáveis na UNESA. Palestrante em eventos nacionais e internacionais: Rio de Janeiro, para comitiva da Nairóbi Water and Sewerage Company do Quênia; na Espanha, na AGBAR (Águas de Barcelona); em Portugal (Águas de Cascais); nos Açores (São Miguel); em Moçambique (Águas de Moçambique); no Chile, na ESVAL (Compañía Del Água de Valparaíso). Responsável por grandes projetos no Brasil e Europa, entre eles atuou em Lisboa com a equipe da Portugal Telecom no planejamento de projeto de implantação de sistema de Billing para o mercado Ibérico.

 

MODERADOR DO PAINEL – TRILHA TÉCNICA: – "Aprendendo mais e errando menos em projetos!”

Luiz Henrique

LUIZ HENRIQUE GOMES DE SOUZA, MSc, PMP – Vice-Presidente Executivo e Líder do Comitê Estratégico de Gestão do Conhecimento do PMI Rio

MINI-CV

É Engenheiro Eletrônico – UFRJ com Mestrado em Engenharia de Produção - COPPE / UFRJ e sócio da Projecta Group. É certificado como PMP (Project Management Professional) do PMI desde 1998, sendo também membro fundador do PMI Rio de Janeiro Chapter, onde atualmente acumula os cargos de Vice-Presidente Executivo e Líder do Comitê Estratégico de Gestão do Conhecimento, sendo responsável pela implantação do Processo de Gerenciamento do Capital Intelectual e pela plataforma de colaboração Connections e pela supervisão do Comitê Estratégico de Parcerias. Trabalha com Gerenciamento de Projetos desde 1993, atuando no mercado como Consultor, Gerente de Projetos, Quality Assurer e Risk Manager para empresas como a IBM, HP e PwC e pela sua empresa, a Projecta Group – Serviços e Treinamento Gerencial Ltda. Professor em disciplinas de Gerenciamento de Projetos desde 2000 em instituições de pós-graduação: PUC, Senac SC, UFRJ e FGV. Coautor do livro "PMO - Escritório de Projetos, Programas e Portfólio na Prática", Brasport, 2012. Liderou a Comunidade de Prática Profissional de Gerentes de Projetos da IBM América Latina de 2004 a 2005, com cerca de 500 profissionais.

 

Informações Adicionais:

PDUs: 6

Triângulo do Talento:

Técnico (Technical): 1

Liderança (Leadership): 1

Estratégia (Strategic): 4

 

Perguntas frequentes

Minha inscrição/ingresso pode ser transferido?

Não. A inscrição é pessoal e intransferível. 

Preciso levar meu ingresso impresso para o evento?

Não. Seu nome estará impresso na lista de presença.

Qual é a política de reembolso?

Caso haja desistência será reembolsado 60% do valor pago.

Posso realizar a inscrição até quando?

As inscrições estarão abertas até um dia antes do evento.

Até quando posso realizar a inscrição via boleto bancário?

O prazo para pagamento via boleto bancário é de seis dias, sendo assim, o participante só conseguirá gerar um boleto em até seis dias antes do evento.

O link para compra de ingressos não apresenta o valor com desconto.

Para obter o desconto de filiado do PMI Rio, basta clicar em comprar ingresso / insira um código promocional e inserir o PMI Id.
]]>