PMI assinou o PACTO GLOBAL

Ao comemorar seu 50º aniversário, o Project Management Institute (PMI) assinou o Pacto Global das Nações Unidas (UN), juntando-se a uma rede de mais de 9.500 empresas com base em mais de 160 países e representando quase todos os setores. Os parceiros do Pacto Global das Nações Unidas trabalham para alinhar suas estratégias e operações com princípios universais sobre direitos humanos, trabalho, meio ambiente e combate à corrupção, bem como para adotar ações que avancem os objetivos da sociedade.

Por meio dessa parceria, o PMI buscará maneiras de aplicar o gerenciamento de projetos, programas e portfólio para ajudar a alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU até 2030.

Você sabe o que são os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU?

Os ODS fazem parte da Agenda 2030, que é um plano de ação para as pessoas, o planeta e a prosperidade, que busca fortalecer a paz universal. O plano indica 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, os ODS, e 169 metas, para erradicar a pobreza e promover vida digna para todos, dentro dos limites do planeta. São objetivos e metas claras, para que todos os países adotem de acordo com suas próprias prioridades e atuem no espírito de uma parceria global que orienta as escolhas necessárias para melhorar a vida das pessoas, agora e no futuro.

Para saber mais sobre os ODS, você também pode consultar o link  http://www.agenda2030.com.br/

A Campanha MADE POSSIBLE foi lançada pelo PMI global no outono de 2018 e está focada em engajar todos os participantes do PMI - de membros e detentores de certificações a líderes e voluntários - em torno de uma visão comum, para causar impactos positivos na sociedade por meio do gerenciamento de projetos.

O PMI Rio de Janeiro está trabalhando para tornar-se uma instituição sustentável, na sua gestão estratégica, em suas ações práticas, como no caso dos eventos, e no engajamento de seus filiados em projetos de impacto social e ambiental. Para apoiá-lo nesse processo de transição, o PMI Rio fez uma parceria com a empresa By Conn, especializada em Gestão Estratégica de Sustentabilidade.

A Gestão Estratégica de Sustentabilidade (GES) deve ser conduzida pelas organizações como um projeto de mudança, afinal o objetivo é tornar-se sustentável e essa é uma grande transformação, requer uma mudança de mindset.  O caminho de uma transformação sustentável começa por sensibilizar os envolvidos, o que deve ocorrer ao longo de todo o processo. Os passos seguintes são a elaboração de um diagnóstico, desenho específico da solução para determinada organização, implementação com monitoramento e controle, encerramento e, por fim, a operação assistida para que a mudança seja permanente.

24 de julho de 2019