Ciclo 17 – Programa de Mentoring PMI RIO

O Ciclo 17 acontecerá entre 19 de maio a 18 de agosto de 2021.

O Ciclo 17 do Programa de Mentoring do PMI Rio de Janeiro será realizado de acordo com o seguinte Calendário proposto.

Calendário do Ciclo 17

Programa de Mentoring do PMI Rio de Janeiro

Inscrições

Início: 14/04/2021 - Término: 12/05/2021

Confirmação dos Mentorados selecionados:

Entre 13 e 17/05/2021

Reunião de Abertura do Ciclo 17:

19/05/2021

Reuniões quinzenais de acompanhamento (quarta às 20:00 horas)

A partir de 02/06/2021

Reunião de Encerramento do Ciclo 17:

18/08/2021

Para se inscrever no ciclo 17 clique aqui


CONHEÇA OS MENTORES PARA O CICLO 17:
 

Antonio Luiz Fernandes dos Santos

Doutor em Gestão de Portfolio pela COPPE/UFRJ, possui Pós-Graduação Executiva no INSEAD, MBA em Gerenciamento de Negócios e Projetos pela USP, Mestre em Engenharia pela COPPE/UFRJ e Graduação em Engenharia pelo Instituto Militar de Engenharia. É certificado em Gerenciamento de Projetos pela Exxon Corporation, Disciplined Agile DASSM pelo PMI e Prince2 Practitioner pela Axelos. É Filiado e Líder do Comitê Estratégico de Publicações no PMI, consultor e mentor em Gerenciamento de Portfolios, Programas, Projetos e Produtos. É Executivo, Gerente Geral, Conselheiro, Líder e Consultor em Projetos e Negócios de Energia em empresas no mercado global com 35 anos de experiência. É autor e coautor de trabalhos técnicos em Congressos e Revistas Técnicas sobre Negócios, Projetos, Portfolios e PMOs.

Especialidades: Risco e Organização

https://www.linkedin.com/in/aluizfsantos

 

Francisco Taborda

Graduado em Ciências Navais e em Engenharia, e tem um mestrado em Systems Engineering pela United States Naval Postgraduate School. Possui as certificações PMI-RMP e PMP do PMI e CGE da Coach Inc. dos EUA. Gerenciou equipes multidisciplinares e multiculturais em grandes projetos nas áreas infraestrutura de telecomunicações, construção submarina, desenvolvimento de tecnologia e inovação para corporações como a Ericsson, Nokia, Subsea 7, Vésper, Oi, Claro, Telemig Celular, Marinha do Brasil e o Centro de Pesquisa e Inovação Sueco-Brasileiro, entre outras. É professor universitário de cursos de graduação e MBA. Também, é oficial superior da reserva de primeira classe da Marinha do Brasil.

https://www.linkedin.com/in/francisco-taborda-msse-pmp-pmi-rmp-ceg-766b0822/

Júnior Rodrigues

Com +16 anos de experiência em Consultorias e Gestão de Projetos atuando nacional e internacionalmente. Graduado em Administração, Pós Graduado em Projetos de Rede, com MBA em Gerenciamento de Projetos e Mestrado em Administração pela PUC/RJ.

Certificado em PMP, ASM, PMO-CP, PACC, M30, PALC, VeriSM, CLF, CI-ASP, SFC, DEPC e ITIL V3.

Especialidades: Agile PMO, Design Sprint, Liderança, Estratégia e Agilidade Organizacional

https://www.linkedin.com/in/rodriguesjunior/

Mauricio Alcântara

"Engenheiro Eletricista pela Universidade de Brasília (UnB), com especialização em Análise e Gerências de Sistemas pela PUCRio e MBA em Administração de Empresas e Negócios pela FGV-Ebape, possui as certificações PMP, IPMA-C e PCC (Professional Coach). Atua como Gestor de Projetos e Pessoas a mais de 15 anos, tendo participado do desenvolvimento e implantação de projetos de TIC-Tecnologia da Informação e Comunicação, tanto para empresas do setor público quanto do setor privado, tais como, Banco Boavista, Embratel, Starone, Nextel (Peru), TIM/Intelig, SEFAZ-RJ, Petrobrás, ANAC, ANP, DATAPREV e Força Aérea Brasileira. Possui grande vivência nos segmentos de Aviação, Telecom, Logística, Varejo, CRM e Financeiro e, atualmente, é consultor e pré-vendas em empresas de Tecnologia."

Especialidades: Custo, Cronograma, Gestão de Recursos

https://www.linkedin.com/in/malcan

 

Marcantonio Fabra

Doutorando em Projetos pela UNINI (México) e Mestre em Logística pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Graduou-se em Informática também pela PUC-Rio. Possui o MBA em Gerência de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-RJ), é certificado como PMP (Project Management Professional) pelo PMI (Project Management Institute), Master in Project Management pela George Washington University E Certificado Exin Agile Scrum Master. Atualmente é Vice-Presidente de Marketing e Comunicação do PMI-RJ e sócio-diretor da Acreditar Empreendimentos, onde atua em consultoria em gerenciamento de projetos e em palestras e treinamentos sobre o tema. Já acumulou mais de 15 anos de experiência como gerente de projetos de TI e na implantação de escritório de projetos em empresas como Oi, Vivo (Telefônica Celular), IBAM e Cepel. É professor em universidades e instituições de ensino tais como PUC-RJ, UFRJ, FGV e Projectlab, com 33 anos de experiência acadêmica. Recebeu, em 2012, o prêmio de Excelência em Educação do Centro Técnico-Científico da PUC-RJ, tendo sido eleito pelos alunos como um dos 10 melhores professores do Centro de 2007 a 2011. Em 2019 foi finalista do PMI Award na categoria Melhor Professor de Gerenciamento de Projetos no PMI-RJ. Também já foi homenageado diversas vezes como patrono ou paraninfo de turmas de formandos desta universidade e mais recentemente em turmas do MBA de Gerenciamento de Projetos da FGV. É coautor dos livros Gerenciamento de Projetos (FGV, 2009), PMO - Escritórios de Projetos, Programas e Portfólio na prática (Brasport, 2012) e Professional Leader: gerenciamento de projetos (Brasport, 2019).

https://www.linkedin.com/in/marcantoniofabra/

 

Priscila Mendel Lima

Engenheira de produção graduada no Cefet/RJ, com pós graduação em gerenciamento de projetos e engenharia de segurança do trabalho. Certificação PMP, e habilidades em gestão de projetos e equipe.

https://www.linkedin.com/in/priscila-mendel-lima-pmp-mba/

 

Luiz Augusto da Silva Mieiro

Profissional Senior com 16 anos de experiência em grandes empresas de engenharia (Techint , Aker Solutions e Fjords Processing) tanto na área técnica como no gerenciamento, com ênfase na liderança de equipes multifuncionais e multidisciplinares. Experiência em projetos e apoio a unidades operacionais, utilizando o planejamento e conceitos de critical chain. Habilidade para integrar equipes, apoiar a área comercial com expertise na criação de novas oportunidades de negócio, gerenciamento de riscos e foco no aumento de produtividade. Certificado Green Belt na Lean-Six Sigma Methodology e como PMP no PMI. Doutorando em Tecnologia de Gás Natural na UFRJ, com MBA Executivo na FGV e Mestrado na Área Petroquímica na UFRJ. Bacharel em Engenharia Química, com Pós-Graduação em Projeto de Equipamentos na Funcefet e em Gerenciamento de Projetos na Fundação Dom Cabral. Exerce trabalho voluntário há mais de 10 anos apoiando a comunidade de Vista Alegre e promovendo ações sociais. Professor voluntário de Química em curso pré-vestibular social.

Especialidades: LIDERANÇA, RISCOS, INTEGRAÇÃO.

https://www.linkedin.com/in/luizmieiro

 

Paulo Salles

Profissional especialista em gerenciamento de projetos e riscos, certificado PMP (Project Management Professional) e RMP (Risk Management Professional). Atuo como consultor em gestão de projetos há mais de 16 anos e leciono há mais de 10 anos nas principais business school do Brasil em cursos de MBA em Gerenciamento de Projetos. Meus projetos de sucesso mais recentes englobam as áreas de Tecnologia e Financeira onde aplicamos as iniciativas ágeis devido ao perfil dos projetos. Trabalho tanto com o padrão Waterfall (PMBOK-PMI) quanto métodos ágeis (SCRUM).

https://www.linkedin.com/in/paulo-roberto-salles-dos-santos-33b85524/

 

Ricardo Franca

Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Sistemas de Gestão Sustentáveis na UFF, Mestre em Administração e Desenvolvimento Empresarial pela Universidade Estácio de Sá (UNESA). Possui MBA em Gerência de Projetos pela FGV, é pós-graduado em Análise de Risco Ambiental pela UFF/PROMINP, em Análise de Sistemas pela PUC-RJ e em Analise, Projeto e Gerência de Sistemas pela PUC-RJ. É Engenheiro Químico formado pela UFF (DEZ/1985) e possui certificação PMP (PMI) desde 2008. Tem experiência em docência superior tendo ministrado as disciplinas de Gestão de Projetos, Gestão de Riscos, Gestão de Stakeholders, Gestão da Qualidade e Gestão do Conhecimento em diversas Unidades de Ensino, tais como no SENAC-RJ, na UERJ, na FGV, na UNESA, na UNIFOA, no Curso Superior do CBMERJ e na Escola Superior da Policia Militar. Atualmente é professor e Coordenador do Curso de da Engenharia de Produção na UFRJ onde ministra as disciplinas de Gestão de Projetos, Gestão da Manutenção e Projetos Industriais. No CIANB ministrou a disciplina de Gestão de Projetos no curso de Aperfeiçoamento de Intendência de Oficiais - CAIO e nos Cursos Expeditos de Gestão de Projetos e Gestão de Riscos. Trabalhou na iniciativa privada no Setor de energia e no Setor Alimentício por quatro anos e, na Marinha do Brasil, por vinte e quatro anos. Capitão de Mar-e-Guerra do Corpo de Engenheiros da Marinha (RM1), possui experiência nas áreas de Gestão de Projetos e de Tecnologia da Informação, tendo como último cargo o de Superintendente Técnico do Programa de Reaparelhamento da Marinha na Diretoria Geral do Material da Marinha (DGMM), onde coordenou e gerenciou diversos projetos da área da Defesa.

http://linkedin.com/in/ricardo-frança-santos-aa361732

 

Alam Braga

Consultor especialista em gestão de projetos, Professor de Pós-graduação e Graduação em Gerenciamento de Projetos. Especialista em Gerenciamento de Projetos com ênfase em projetos de software, formado na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ) em 2009, atua mercado há 26 anos. Certificado como PMP® pelo PMI e PRINCE2 pela APMG.

Tem experiencia com Gestão da Integração, Gestão do Escopo, Gestão do Tempo, Gestão de Custos, Gestão de Mudanças, Gestão de Aquisições, Gestão de Pessoas, Gestão de Risco, Gestão da Qualidade, Gestão da Comunicação, Gestão de Partes Interessadas, Métodos Ágeis.

https://www.instagram.com/alambraga/

 

Arthur Tibau

Engenheiro Mecânico, Pos Graduado em Eng Economica, com MBA Gestão Empresarial FGV e certificação PMP, Green Belt Six Sigma e Lead Auditor ISO9001.

Gerente de Projeto e Gerente de Portfolio em Indústrias de Óleo e Gás com mais de 30 anos de experiência. Tendo também experiencia como Gerente da Qualidade em Indústrias de Óleo e Gás com foco em Desenvolvimento de Fornecedores, Implementação Sistemas da Qualidade e Gestão de Riscos e a como Gerente de HSE (Saude, Segurança e Meio Ambiente) com foco em Legislação Ambiental, Desenvolvimento Protocolos Internos e Coordenação Auditorias Governo e Organismos Internacionais.

https://www.linkedin.com/in/arthur-flavio-rodrigues-tibau-3a974021

 

Luana Britto

Graduada e mestre em Engenharia Química pela Universidade Federal Fluminense (UFF), MBA em Gestão de Projetos na Universidade de São Paulo (USP/ESALQ), Analista de Perfil comportamental (Cis Assesment) pela Febracis e certificada pelo PMI em PMP. Foco de estudo em Liderança, Perfil Comportamental e Inteligência Emocional. Formada a +7 anos, atua como Gerente de Projetos na Radix Engenharia e Software.

https://www.linkedin.com/in/luanabritto/

 

Rafael Santos de Souza

Engenheiro Eletrônico com Mestrado em Telecomunicações, Pós-graduação em Gestão da Produção e Certificação em Gerenciamento de Projetos pelo Project Management Institute (PMI).

Experiência profissional de 20 anos em Telecomunicações, trabalhando na área de Engenharia de Telecom para as maiores Operadoras do setor e vivência de 15 anos em Empresas de Consultoria, atuando inicialmente como Consultor de Projetos e posteriormente como Gerente de Projetos (Telecom e TI). Atuação em Projetos de: implantação de serviços e redes de telecomunicações; mapeamento e redesenho de processos; redução de custos operacionais; desenvolvimento de aplicações/sistemas para gestão de projetos. Como profissional é dinâmico, organizado e extremamente focado em resultados.

http://www.linkedin.com/in/rafaelss1978

 

Joyce Farias

Sou engenheira civil com MBA em Gerenciamento de Projetos pela Fundação Getulio Vargas. Trabalho como gerente de projetos com foco nas áreas de gerenciamento de escopo, gestão de mudanças e gestão de cronogramas. Já atuei em diversos setores da construção sendo os principais óleo e gás, energias renováveis e infraestrutura. Tenho atuado nos últimos anos em análises forenses de cronogramas (forensic delay analysis) para processos de arbitragens internacionais.

https://www.linkedin.com/in/joycefarias/

 

REGRAS DO PROGRAMA DE MENTORING DO PMI RIO DE JANEIRO

O Programa de Mentoring do PMI Rio de Janeiro é oferecido de forma gratuita aos profissionais da área e alunos* de Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos das Universidades conveniadas** com o PMI Rio.  

O candidato a Mentorado do Programa de Mentoring não precisa ser residente na cidade do Rio de Janeiro pois os contatos Mentor x Mentorado poderão ser virtuais ou presenciais.

Os Mentores são Voluntários do Programa de Mentoring do PMI Rio de Janeiro e realizam esse trabalho sem remuneração e com único intuito de desenvolver o Profissional de Gerenciamento de Projetos no Tema da Mentoria que for escolhido.

O Tema da Mentoria será proposto pelo Mentorado e aceito pelo Mentor. O Tema acordado deverá estar relacionado a Gerenciamento de Projetos e contemplar uma ou mais áreas de conhecimento do PMBoK.

O candidato ao Programa de Mentoring deve possuir disponibilidade de pelo menos 1 hora semanal para os encontros presenciais/virtuais ao longo de 12 semanas.

A falta do Mentorado por dois (2) encontros consecutivos encerra sua participação.

A dupla Mentor x Mentorado deverá escolher a melhor forma de interação: presencial ou virtual (WhatsApp, Skype, telefone ou outra plataforma que possibilite a conversação).

Os dias e horas de contato serão definidos livremente entre Mentor e Mentorado.

Cabe ao Mentorado a iniciativa de entrar em contato com o Mentor.

Semanalmente o Mentorado deverá apresentar ao Mentor para comentários o seu Plano de Mentoria devidamente preenchido e, em paralelo, enviá-lo para a Coordenação do Programa via e-mail mentoring@pmirio.org.br.

A falta de envio do Plano Semanal pelo Mentorado por duas (2) semanas consecutivas encerra sua participação.

Para um bom aproveitamento das 12 semanas de duração do Ciclo recomendamos que o Mentorado siga os Marcos definidos no Plano de Mentoria (arquivo enviado na reunião de abertura).

Mentor e Mentorado que tiverem participação mínima de 80% da carga horária prevista farão jus a 12 PDU´s na categoria Leadership.

Será emitido Certificado de Participação para os Mentorados que tiverem participação mínima de 80% da carga horária prevista e apresentarem à Coordenação do Programa de Mentoring o formulário Relatório Semanal devidamente preenchido e pelo Mentorado com cópia para o Mentor.

A carga horária será aferida pela Coordenação do Programa através do envio do Relatório Semanal.

A Gerência do Programa de Mentoring recomenda fortemente que, independentemente do Plano Semanal da Mentoria mencionado acima, o Mentorado prepare uma Apresentação sobre as atividades desenvolvidas ao longo do Ciclo. Esse trabalho deverá ser apresentado na Reunião de Encerramento do Ciclo.

Além disso o Mentorado poderá escrever Artigo técnico a ser publicado no site do PMI Rio ou em Revista na área de influência do PMI, ou poderá ser apresentado em Congresso ou Seminário promovido pelo PMI. Para tanto o Trabalho deverá estar de acordo com as Regras de Publicação. 

Maiores informações sobre publicação, procure o gerente do programa de mentoring.

Regras para seleção:

Os Mentorados serão selecionados para participar do Programa de Mentoring do PMI Rio de Janeiro levando em consideração as respostas às perguntas contidas no Formulário de Inscrição.

Responda o Formulário de Inscrição de maneira mais completa possível, esse formulário é utilizado como fator de seleção com critérios internos de classificação dos candidatos.

No preenchimento do Formulário de Inscrição o candidato deverá selecionar 3 Mentores priorizando a ordem de preferência.

Cada Mentor irá trabalhar com um, dois ou no máximo três Mentorados a cada Ciclo, conforme a sua disponibilidade de tempo.

Em caso de mais de uma inscrição, apenas a primeira inscrição será considerada no processo de seleção.

Caso um candidato aprovado não possa participar neste ciclo, não é garantida a sua postergação para turma futura.

Será dada preferência na inscrição aos Candidatos que não tenham participado de Ciclos anteriores.

Não é escopo do programa:

  • Prover um treinamento em gerenciamento de projetos;
  • Preparação para prova de certificação PMP ou correlata;
  • Vender ou comprar produtos ou serviços de qualquer natureza;
  • Criar: plano de negócio, negócio próprio, de terceiros ou correlatados;
  • Tratar de questões pessoais;
  • Auxiliar em Outsourcing ou busca de empregos;
  • Distribuir material didático;

Em caso de dúvidas ou dificuldades, favor encaminhar e-mail para mentoring@pmirio.org.br