Tema do Seminário: “Aprendendo com os Erros e os Acertos!


Nesse seminário teremos duas trilhas: uma de “Pessoas” e outra “Técnica”, onde serão abordados e discutidos diversos aspectos do aprendizado em ambientes de projeto.

Registrar e disseminar o aprendizado é preciso! Sejam “boas práticas”, para serem replicadas ou “alertas”, para serem evitados! Dessa forma a Gestão do Conhecimento, manifestado pelas “Lições Aprendidas” colabora com a redução de riscos e na maximização das oportunidades!

Convidamos a todos a participar dessa experiência! Sejam bem-vindos ao nosso seminário, que foi cuidadosamente preparado para você, que anseia em trocar conhecimento e experiências!

Agenda

Agenda

Investimento:

Lote 1: até 19/05

Não Filiado: R$200,00

*Filiado: R$100,00

**Estudante: R$80,00

Lote 2: até 04/06

Não Filiado: R$250,00

*Filiado: R$125,00

**Estudante: R$100,00

(* Filiados devem inserir o PMI Id no campo de desconto promocional.)
 
(** Estudantes devem enviar um e-mail para [email protected] , com foto da carterinha ou declaração da Instituição para confirmar a matrícula e receberem o voucher. Em caso de dúvidas ligar para 21 2262-8985.)


Inscrição: Clique aqui


Palestrantes & Moderadores


TRILHA PESSOAS

PM TALK 1: – “Experiência: A ferramenta de aprendizado para o sucesso profissional”

Vivemos uma grande mudança rumo a inovação, o que nos traz a necessidade de desenvolver características comportamentais importantes para obter sucesso no mercado de trabalho do futuro. O mercado atual e do futuro depende de pessoas comprometidas com a evolução constante, que conhecem o seu potencial e sabem onde querem chegar. Nesse processo acelerado e de transformações o aprendizado constante, adquirido através das experiências, é uma dessas características tão buscadas nos profissionais. Dentro disso, a autora apresentará as informações apontadas no Fórum Econômico Mundial, sobre as competências do profissional do futuro (Resolução de Problemas Complexos, Inteligência Emocional, Criatividade, entre outras), além de comentar sobre o que é essencial ao Gerente de Projeto e compartilhar dicas e insights para o desenvolvimento comportamental e do aprendizado através do erro.

Nível do Conteúdo: Intermediário

Joice Amaral

JOICE AMARAL VICENTE – Sócia Diretora da Carreira em Movimento

MINI-CV

Joice Vicente é Coach de Carreira e Consultora de RH. Com mais de 3000 horas em atendimentos de Coaching individuais e em grupo. Coautora do livro: "Construa o seu caminho. Você está construindo o seu?” e sócia proprietária da empresa Carreira em Movimento. Atuou por mais de 10 anos na área de Recursos Humanos em empresas nacionais e multinacionais de diversos segmentos, onde teve a oportunidade de descobrir a paixão por ajudar as pessoas a serem felizes no trabalho.

 

PM TALK 2: – “Coaching e Mentoring – Aprendendo consigo mesmo e através dos outros”

Nosso poder de evolução é infinito. Entretanto, devemos estar abertos as contingências que nos cercam para enxergar janelas de oportunidades. Ainda que não signifiquem a mesma coisa, os processos de coaching e mentoring compõe possibilidades de desenvolvimento que tem o potencial de nos catalisar física, intelectual e emocionalmente. Não estamos nos referindo a produtos acabados em si, mas sim, processos contínuos de aperfeiçoamento. É interessante e aprazível ter alguém que inspire e que nos sirva de exemplo. Da mesma forma, é proveitoso e estimulante a relação de parceria estabelecida entre profissionais visando metas de desenvolvimento. Ambos processos servem para alavancar nossas competências. Como fazer uso deles da maneira mais produtiva e prazerosa é o objetivo desse PM Talk.

Nível do Conteúdo: Intermediário

André B. Barcaui

ANDRÉ B. BARCAUI – Professor, Palestrante e Autor

MINI-CV

André B. Barcaui é Pós-doutor em Administração pela FEA/USP, doutor em Administração pela UNR, mestre em Sistemas de Gestão pela UFF-RJ, com graduação em Tecnologia da Informação e Psicologia, com formação em terapia cognitivo-comportamental. Foi project office manager da Hewlett-Packard Consulting, responsável pela região Latino-Americana, e gerente de programa e serviços na IBM. É membro-fundador do PMI Chapter Rio, onde concluiu sua certificação PMP em 1999 e hoje faz parte do seu Conselho Consultivo, e membro do Conselho Editorial da Revista de Gestão dos Países de Língua Portuguesa e revisor técnico da revista MundoPM. É também certificado Master Coach pelo Behavioral Coaching Institute (BCI). Professor acadêmico, palestrante e autor de diversos artigos e livros na área gerencial.

 

MODERADOR DO PAINEL – TRILHA PESSOAS: – “Os desafios de aprender com os erros e os acertos!”

Diretor da Peça: "Aprender é preciso!

Descrição: Agruras de um Gerente de Projetos em início de carreira e a importância de seu mentor, o ajudando a superar problemas e a aprender com as situações difíceis!

Mário Luiz Sampaio

MÁRIO LUIZ SAMPAIO PEREIRA, PMP – Professor, Consultor e Ator

MINI-CV

É consultor de Negócios e Projetos e Professor convidado dos MBAs de Gerenciamento de Projetos e Gestão Empresarial da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e da Universidade Federal Fluminense (UFF), já tendo atuado também na FIA (USP) e na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em inúmeros cursos “InCompany” para a Petrobras no âmbito do Programa PROMINP e na preparação para Certificação PMP do PMI. Professor titular no curso EAD (Ensino à Distância) da FGV para a disciplina de Gerenciamento da Qualidade em Projetos. Coautor dos livros “Gerenciamento de Escopo em Projetos” pela editora FGV Management, e “PMO – Escritórios de Projetos, Programas e Portfólio na prática” pela editora Brasport (2012). Doutorando em Administração de Empresas pela Universidade de Rosário (ARG), Mestre em Inteligência Competitiva pelo convênio UFRJ / INT / Universidade Aux-Marseille (FRA), pós-graduado em Administração de Empresas pela FGV-SP (CEAG) e pela FACESP (com ênfase em Administração da Produção & Qualidade); graduado em Arquitetura e Urbanismo pela UFRJ, em Informática pela PUC-RJ, além de certificado pelo Project Management Institute (PMI) como PMP desde 2001. Também é membro do Comitê Estratégico de Gestão do Conhecimento do PMI Rio. Dedica-se ao Gerenciamento Profissional de Projetos há mais de 27 anos, período ao longo do qual vem prestando consultoria e liderando projetos de grande porte, para organizações nacionais (Petrobras, CEMIG, CEDAE, Suzano, entre outras) e internacionais (Coca-Cola, Siemens, Unilever, entre outras). Durante 4 anos foi Managing Director do International Institute for Learning (IIL) no Brasil, líder mundial em treinamento executivo presencial e à distância em Gerenciamento de Projetos. Também atuou na área de TI por mais de 14 anos, tendo sido executivo de empresas nacionais e multinacionais, incluindo organizações de consultoria (Deloitte Touche Tohmatsu) e comunicação (Jornal Diário Popular / O Dia).

 
TRILHA TÉCNICA

 

PALESTRA 1: – “Lições Aprendidas no Programa CzRM da Dataprev”

O ambiente do Programa CzRM (Citizen Relationship Management) proporcionou muito aprendizado, oriundo das mais diversas situações em seus projetos no esforço de atingir os objetivos definidos pela liderança, que aqui serão comentados nos seus diferentes vieses. Do técnico ao comportamental podemos ter problemas e errar. Mas o mais importante é que o erro seja rapidamente corrigido, sua solução seja incorporada e aprendida pelos times e o mesmo não volte a se repetir.

Nível do Conteúdo: Iniciante

Edgard Miguel

EDGARD MIGUEL PRATES FILHO – Programa de Atendimento Digital da Dataprev

MINI-CV

Tecnólogo formado em Desenho da Construção Civil pela Faculdade de Tecnologia de São Paulo (FATEC), ingressou na Dataprev de São Paulo em 1988 onde atuou no desenvolvimento e no atendimento à área de Arrecadação e Fiscalização do INSS. Em 2002 assumiu a Divisão de Produtos de Fiscalização no Rio de Janeiro. Participou do processo de fusão dos órgãos da Receita Federal e Previdenciária onde atuou na área de Relacionamento com o Cliente. Em 2005 atuou na criação do Departamento de Relacionamento com o Cliente em Brasília, onde exerceu a função de Gerente da Divisão de Relacionamento da Receita Federal. Em 2007 foi Gerente da Unidade de Desenvolvimento Santa Catarina e em seguida, em 2010, se tornou Gerente do Departamento de Desenvolvimento de Software e Superintendente de Desenvolvimento de Software. Em 2015 exerceu a função de Superintendente de Atendimento e iniciou o processo de transformação digital do Atendimento. Atualmente é responsável pelo Programa de Atendimento Digital da Dataprev.

 

PALESTRA 2: – “Aprendizagem Organizacional em Projetos - "Aprender em Projetos é muito mais que lançar mensagens engarrafadas em alto mar”

Apesar da coleta de Lições Aprendidas ao longo do projeto ser reconhecida como atividade relevante para o gerenciamento de projetos, a aprendizagem organizacional em projetos e processos raramente acontece e muitas empresas se queixam de erros recorrentes em projetos similares, documentos desatualizados, perda de conhecimento relevante e dependência do conhecimento tácito dos empregados. Atualmente, existe um grande número de publicações que discutem os motivos pelos quais as organizações não aprendem apesar dos grandes investimentos realizados em treinamentos e certificações. A palestra apresenta alguns resultados de pesquisas que refletem o estado da arte em aprendizagem organizacional, traz reflexões sobre a cultura de aprendizagem presente em segmentos que se destacam no mercado internacional, apontando as condições do ambiente organizacional que favorecem ou dificultam o engajamento dos empregados para o compartilhamento do conhecimento tácito e atualização do conhecimento explícito, discutindo os desafios da aprendizagem durante o dia-a-dia das atividades em projetos.

Nível do Conteúdo: Avançado

Aparecida Laino

APARECIDA LAINO ENTRIEL – Consultora Corporativa de Gestão do Conhecimento e Aprendizagem

MINI-CV

É Pós Doutoranda em Administração de Empresas pela Universidade Federal Fluminense, onde desenvolve pesquisas sobre Aprendizagem Organizacional e Gestão do Conhecimento. É Administradora, possui Doutorado em Engenharia de Sistemas pela UFRJ, Mestrado em Sistemas de Gestão e Especialização em Sistemas de Informação pela Universidade Federal Fluminense. Atua há 35 anos na área de gestão empresarial, sendo 11 anos como Gerente da Blindex Vidros de Segurança e 6 anos como Gerente Geral de empresa de médio porte da Indústria do Fitness Trabalha na Petrobras há 14 anos na Área de Gestão de Pessoas, atuando em atividades de Desenvolvimento de Liderança, Gestão de Competências, Gestão do Conhecimento e Aprendizagem Organizacional. Atualmente é Consultora Corporativa de Área de Gestão do Conhecimento e Aprendizagem Organizacional e Professora Convidada dos cursos de Mestrado e Pós-graduação do Departamento de Administração da Universidade Federal Fluminense.

               

PALESTRA 3: – "Projetos Ágeis: Errando Pequeno e Aprendendo Rápido!"

A gestão do conhecimento em projetos independe do ciclo de vida. Seja este preditivo ou adaptativo.  Como sabemos, muito conhecimento é gerado durante o projeto e o efetivo aproveitamento deste conhecimento em projetos futuros ou mesmo em etapas posteriores, pode fazer a diferença para o sucesso projeto. Tanto que o Guia PMBOK 6ª Ed. Incluiu o processo Gerenciar o Conhecimento do Projeto no grupo execução para reforçara ideia que as lições aprendidas sejam tratadas ao longo do projeto. Em projetos com ciclo de vida adaptativo (ágil) ainda existem muitos mitos, como por exemplo: não utilização de cronogramas, inexistência gestão de riscos e até mesmo gestão do conhecimento. Para derrubar um desses mitos, nesta palestra veremos como podemos tratar as lições aprendidas ao longo do projeto e como a cultura ágil contribui para que o time erre pequeno e aprenda rápido.

Nível do Conteúdo: Intermediário

Wagner Ribeiro

WAGNER RIBEIRO, MSc, AGILE COACH, PMP – Agile Coach da Engie Brasil

MINI-CV

Especialista em Gerenciamento de Projetos, Agilista, com experiência de mais de 20 anos em cargos de liderança e atualmente é Agile Coach na ENGIE, professor convidado na FGV, UFRJ, UFF, UVA, e membro do Comitê Estratégico de Gestão do Conhecimento do Project Management Institute, Chapter Rio de Janeiro. Mestre em Sistemas de Gestão e MBA em Organizações e Estratégia, ambos pela UFF/RJ; MBA em Gestão de Negócios em Tecnologia da Informação FGV; certificado PMP, CSM, Kanban Management Professional e SAFe Agilist; Analista de Sistemas pelo Instituto Brasileiro de Pesquisas em Informática (IBPI); especialista em gerenciamento de projetos pela PUC/RJ; graduado em Tecnologia em Sistemas Programáveis na UNESA. Palestrante em eventos nacionais e internacionais: Rio de Janeiro, para comitiva da Nairóbi Water and Sewerage Company do Quênia; na Espanha, na AGBAR (Águas de Barcelona); em Portugal (Águas de Cascais); nos Açores (São Miguel); em Moçambique (Águas de Moçambique); no Chile, na ESVAL (Compañía Del Água de Valparaíso). Responsável por grandes projetos no Brasil e Europa, entre eles atuou em Lisboa com a equipe da Portugal Telecom no planejamento de projeto de implantação de sistema de Billing para o mercado Ibérico.

 

MODERADOR DO PAINEL – TRILHA TÉCNICA: – "Aprendendo mais e errando menos em projetos!”

Luiz Henrique

LUIZ HENRIQUE GOMES DE SOUZA, MSc, PMP – Vice-Presidente Executivo e Líder do Comitê Estratégico de Gestão do Conhecimento do PMI Rio

MINI-CV

É Engenheiro Eletrônico – UFRJ com Mestrado em Engenharia de Produção - COPPE / UFRJ e sócio da Projecta Group. É certificado como PMP (Project Management Professional) do PMI desde 1998, sendo também membro fundador do PMI Rio de Janeiro Chapter, onde atualmente acumula os cargos de Vice-Presidente Executivo e Líder do Comitê Estratégico de Gestão do Conhecimento, sendo responsável pela implantação do Processo de Gerenciamento do Capital Intelectual e pela plataforma de colaboração Connections e pela supervisão do Comitê Estratégico de Parcerias. Trabalha com Gerenciamento de Projetos desde 1993, atuando no mercado como Consultor, Gerente de Projetos, Quality Assurer e Risk Manager para empresas como a IBM, HP e PwC e pela sua empresa, a Projecta Group – Serviços e Treinamento Gerencial Ltda. Professor em disciplinas de Gerenciamento de Projetos desde 2000 em instituições de pós-graduação: PUC, Senac SC, UFRJ e FGV. Coautor do livro "PMO - Escritório de Projetos, Programas e Portfólio na Prática", Brasport, 2012. Liderou a Comunidade de Prática Profissional de Gerentes de Projetos da IBM América Latina de 2004 a 2005, com cerca de 500 profissionais.

 

Informações Adicionais:

PDUs: 6

Triângulo do Talento:

Técnico (Technical): 1

Liderança (Leadership): 1

Estratégia (Strategic): 4

 

Perguntas frequentes

Minha inscrição/ingresso pode ser transferido?

Não. A inscrição é pessoal e intransferível. 

Preciso levar meu ingresso impresso para o evento?

Não. Seu nome estará impresso na lista de presença.

Qual é a política de reembolso?

Caso haja desistência será reembolsado 60% do valor pago.

Posso realizar a inscrição até quando?

As inscrições estarão abertas até um dia antes do evento.

Até quando posso realizar a inscrição via boleto bancário?

O prazo para pagamento via boleto bancário é de seis dias, sendo assim, o participante só conseguirá gerar um boleto em até seis dias antes do evento.

O link para compra de ingressos não apresenta o valor com desconto.

Para obter o desconto de filiado do PMI Rio, basta clicar em comprar ingresso / insira um código promocional e inserir o PMI Id.
Data de publicação: 20 de maio de 2019