Este ano representou um grande desafio para a sociedade, considerando o atual cenário do país e, em específico, do Estado do Rio de Janeiro.

Por parte das organizações, a revisão (e atualização) de seus modelos de gestão e da forma de fazer negócios se tornou indispensável para sobrevivência.

Por parte dos profissionais, entender e identificar que tipo de competências se tornaram essenciais para fazer a diferença e se tornar mão de obra qualificada e valiosa para uma empresa, atendendo toda esta necessidade de fazer cada vez mais e com menos, algo imposto pela velocidade da mudança que ilustra claramente um novo ciclo vivenciado por empresas no mundo inteiro.

Observamos nas ações promovidas pelo PMI-RIO neste ano que mesmo em um ano desafiador, muitos profissionais buscaram se desenvolver, seja por meio de atualização profissional ou mesmo buscando novos conhecimentos, além de aumentarem suas redes de relacionamento.

Como exemplo, podemos citar o Programa 4ª PMI (palestras técnicas mensais), que trouxe neste ciclo de 2016 um aumento de 25% de participação em relação ao ano passado, além do crescimento significativo da participação de filiados ao Chapter. Como um dos benefícios, o acesso ao evento é feito com 50% de desconto além do programa fidelidade.

Durante o ciclo de 2016, foram realizadas cinco Palestras Técnicas e três Seminários Setoriais (Gestão do Conhecimento, Terceiro Setor e Tecnologia da Informação), sendo oferecidas mais de 30 horas distribuídas no triangulo de talentos do PMI, contribuindo assim para a recertificação de profissionais certificados.

Em nosso maior evento (13º Evento Regional PMI RIO), ocorrido em setembro deste ano, também identificamos um aumento da participação em relação ao ano passado, tendo a presença de mais de 350 pessoas nos 4 dias do evento, onde transmitimos (pela primeira vez) ao vivo o Painel de debate com a participação de Ricardo Vargas, Prof. Ângelo Valle e Alam Braga (VP de Eventos).

O acesso ao vídeo pode ser feito a qualquer momento pelo perfil PMI-RIO no Facebook. Estruturamos e lançamos o manual de voluntários pelo Programa de Voluntariado que passa a ser responsável pela coordenação e desenvolvimento de todos os nossos voluntários que dedicam parte do seu tempo para contribuição no desenvolvimento e avanço do profissionalismo em Gerenciamento de Projetos no Estado do Rio de Janeiro.

Em nome de toda a Diretoria, agradeço e parabenizo cada um de vocês pela dedicação em prol da profissão!

Retomamos a atuação em Campos dos Goytacazes e estamos estruturando a expansão do PMI-RIO, que irá iniciar a partir de Janeiro 2017 para Barra da Tijuca, Niterói e Região Serrana.

Deixo votos com muito otimismo para que 2017 seja um ano melhor, repleto de muita paz, saúde, crescimento e muitos projetos de sucesso para todos nós.

Muito obrigado por você continuar conosco como filiado! Feliz Natal e um excelente 2017!

Carlos Augusto Freitas, PMP
Presidente PMI-RIO (2016 / 2017) 
Data de publicação: 21 de dezembro de 2016