Ciclo 19 – Programa de Mentoring PMI RIO


O Ciclo 19 acontecerá entre 17 de novembro de 2021 e 23 de fevereiro de 2022.  

O Ciclo 19 do Programa de Mentoring do PMI Rio de Janeiro será realizado através de encontros virtuais de acordo com o seguinte calendário proposto. 

Calendário do Ciclo 19 - Programa de Mentoring do PMI Rio de Janeiro

Inscrições

Início: 09/10/2021 - Término: 08/11/2021

Confirmação dos mentorados selecionados:

Entre 08/11/2021 e 09/11/2021

Reunião de abertura do Ciclo 19:

17/11/2021

Reuniões quinzenais de acompanhamento (quartas às 20:00)

A partir de 01/12/2021

Reunião de encerramento do Ciclo 19:

23/02/2022

Para se inscrever no ciclo 19 clique aqui  

CONHEÇA OS MENTORES CONFIRMADOS PARA O CICLO 19
 

Homem de camisa azulDescrição gerada automaticamente

Alam Braga

Especialidade: Tecnologia

Gestão da Integração, Gestão do Escopo, Gestão do Tempo, Gestão de Custos, Gestão de Mudanças, Gestão de Aquisições, Gestão de Pessoas, Gestão de Risco, Gestão da Qualidade, Gestão da Comunicação, Gestão de Partes Interessadas e Métodos Ágeis

ü  Atua como Consultor Especialista em gestão de projetos e Professor de Pós-graduação e Graduação em Gerenciamento de Projetos.

ü  Especialista em Gerenciamento de Projetos com ênfase em projetos de software, formado na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ).

ü  Certificado como PMP, Prince 2 e PMO-CC

https://www.linkedin.com/in/alambraga/

       

Antonio Luiz Fernandes dos Santos

Especialidade: Risco e Organização

ü  Doutor em Gestão de Portfolio pela COPPE/UFRJ, Pós-Graduação Executiva no INSEAD, MBA em Gerenciamento de Negócios e Projetos pela USP, Mestre em Engenharia pela COPPE/UFRJ e Graduação em Engenharia pelo Instituto Militar de Engenharia.

ü  Certificado em Gerenciamento de Projetos pela Exxon Corporation, Disciplined Agile DASSM pelo PMI e Prince2  Practitioner pela Axelos.

ü  Filiado e Líder do Comitê Estratégico de Publicações no PMI, consultor e mentor em Gerenciamento de Portfolios, Programas, Projetos e Produtos.

ü  Executivo, Gerente Geral, Conselheiro, Líder e Consultor em Projetos e Negócios de Energia em empresas no mercado global com 35 anos de experiência.

ü  Autor e coautor de trabalhos técnicos em Congressos e Revistas Técnicas sobre Negócios, Projetos, Portfolios e PMOs.

https://www.linkedin. com/in/aluizfsantos

Arthur Tibau

Especialidade: Óleo e Gás

ü  Atuação como Gerente de Projeto e Gerente de Portfolio em Indústrias de Óleo e Gás.

ü  Experiência como Gerente da Qualidade com foco em Desenvolvimento de Fornecedores,  Implementação de Sistemas de Qualidade e Gestão de Riscos, além de ter atuado como Gerente de HSE (Saude, Segurança e Meio Ambiente) com foco em Legislação Ambiental,  Desenvolvimento Protocolos Internos e  Coordenação de Auditorias do Governo e Organismos Internacionais.

ü  Engenheiro Mecânico, Pós-Graduado em Engenharia Econômica com MBA em Gestão Empresarial pela FGV.

ü  Certificação PMP, Green Belt Six Sigma e Lead Auditor ISO9001.

https://www.linkedin.com/in/arthur-flavio-rodrigues-tibau-3a974021

Carla Barros Moacho

Especialidade: Tecnologia

ü  Vice Presidente de Desenvolvimento Profissional do PMI Portugal e atuação como Gestora de Projetos e Gestora de Programas.

ü  Co-organizadora do movimento Heart of Agile Portugal e investigadora na área das Cidades Criativas e Cidades Inteligentes. 

ü  Graduada em Ciências da Computação pela Universidade da Amazônia com Pós-graduação em Ciências da Computação, Internet e Design pela UFF. Também possui MBA em Gestão e Administração Empresaria e Administração de TI pela FGV e em Estudos Culturias/Teoria Crítica e Análise pela Universidade Católica Portuguesa.

ü  Certificação PMP, PMI-DA , PMI-DALSM e CMMI.

https://www.linkedin.com/in/carla-barros-moacho/

Júnior Rodrigues

 

Junior Rodrigues

Especialidade: Estratégia e Agilidade Organizacional, Agile PMO, Design Sprint, Liderança

ü  Com mais 16 anos de experiência em Consultorias e Gestão de Projetos atuando nacional e internacionalmente.

ü  Graduado em Administração, Pós Graduado em Projetos de Rede, com MBA em Gerenciamento de Projetos e Mestrado em Administração pela PUC/RJ. 

ü  Certificado em PMP, ASM, PMO-CP, PACC, M30, PALC, VeriSM, CLF, CI-ASP, SFC, DEPC e ITIL V3. 

 

https://www.linkedin.com/in/rodriguesjunior/

 

 

 

Luana Britto

Especialidade: Tecnologia

üAtua como Gerente de Projetos na Radix Engenharia e Software e possui foco de estudo em Liderança, Perfil Comportamental e Inteligência Emocional.

 

üGraduada e mestre em Engenharia Química pela Universidade Federal Fluminense (UFF), MBA em Gestão de Projetos na Universidade de São Paulo (USP/ESALQ), Analista de Perfil comportamental (Cis Assesment) pela Febracis.

 

ü Certificação PMP.

https://www.linkedin.com/in/luanabritto/

https://cdn.evbuc.com/eventlogos/160641302/luizpereira.jpg

 

Luiz Pereira

Especialidade: Gestão, Contratos, Planejamento

ü  Engenheiro Civil, MBA em Gerenciamento de Projetos (IBMEC), MBA em Business Administration (UFES-ES), MBA Em Papel e Celulose (UFV), Mestrado em Políticas Públicas e Governança (FGV) e certificação PMP (PMI).

 

ü  Diretor Sênior e experiência em Gestão de Desempenho em Projetos de Capital, de finanças, suprimentos, projetos, operações e manutenção em projetos de Papel e Celulose no Brasil; Energia Hidrelétrica na Indonésia; Porto na Malásia e no Brasil; Pelotização em Omã; Fosfato no Peru e Brasil; Potássio na Argentina; Carvão em Moçambique; Cobre no Chile; Minério e Níquel no Brasil, além de diversos outros projetos de PPP (Estradas, VLT).

 

https://www.linkedin.com/in/luiz-p-b7370341/

 

 

Marcantonio Fabra

Especialidade: Educação

ü  Vice-Presidente de Marketing e Comunicação do PMI-RJ e sócio-diretor da Acreditar Empreendimentos, onde atua como consultor e palestrante na área de gerenciamento de projetos. Além disso, possui uma vasta experiência acadêmica.

ü  Graduado em Informática pela PUC-Rio. Possui o MBA em Gerência de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-RJ), Mestrado em Logística pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e é Doutorando em Projetos pela UNINI (México).   

ü  Coautor dos livros Gerenciamento de Projetos (FGV, 2009), PMO - Escritórios de Projetos, Programas e Portfólio na prática (Brasport, 2012) e Professional Leader: gerenciamento de projetos (Brasport, 2019).

ü  Certificação PMP, Exin Agile Scrum Master e Master in Project Management pela George Washington University.

https://www.linkedin.com/in/marcantoniofabra/

Paulo Salles

Especialidade: Educação

 

ü  Atuação como consultor em gestão de projetos e professor nas principais business school do Brasil em cursos de MBA em Gerenciamento de Projetos.

ü  Bacharel em Administração de Empresas pela Somley, MBA em Gestão Empresarial, Administração e Negócios pelo INPG Campinas e Especialista em gerenciamento de projetos e riscos.

ü  Certificação PMP, PMI-RMP e SCRUM Fundamentals.

 

https://www.linkedin.com/in/paulo-roberto-salles-dos-santos-33b85524/

20200125_093955 - Priscila Mendel Lima

 

Priscila Mendel Lima

Especialidade: Engenharia

 

ü  Atuação em gestão de projetos, mapeamento e gestão de processos, engenharia de segurança do trabalho, engenharia de produção, planejamento, orçamento, controle das atividades e custos, contratos, administracao e participação na área comercial e/ou interface com clientes.

ü  Engenheira de produção graduada no Cefet/RJ, com pós graduação em gerenciamento de projetos e engenharia de segurança do trabalho.

ü   Certificação PMP.

 

https://www.linkedin.com/in/priscila-mendel-lima-pmp-mba

Rafael Santos de Souza

Especialidade: Engenharia

 

ü  Engenheiro Eletrônico com Mestrado em Telecomunicações, Pós-graduação em Gestão da Produção e Certificação em Gerenciamento de Projetos pelo Project Management Institute (PMI).

ü  Experiência profissional de 20 anos em Telecomunicações, trabalhando na área de Engenharia de Telecom para as maiores Operadoras do setor e vivência de 15 anos em Empresas de Consultoria, atuando inicialmente como Consultor de Projetos e posteriormente como Gerente de Projetos (Telecom e TI).

ü  Atuação em Projetos de: implantação de serviços e redes de telecomunicações; mapeamento e redesenho de processos; redução de custos operacionais; desenvolvimento de aplicações/sistemas para gestão de projetos.

http://www.linkedin.com/in/rafaelss1978

 

Ricardo França

Especialidade: Educação e Gestão de Risco

ü  Atuação como professor e coordenador do curso de Engenharia de Produção na UFRJ onde ministra as disciplinas de Gestão de Projetos, Gestão da Manutenção e Projetos Industriais.

ü  Experiência em docência superior tendo ministrado as disciplinas de Gestão de Projetos, Gestão de Riscos, Gestão de Stakeholders, Gestão da Qualidade e Gestão do Conhecimento. Também tem vivência na área de Tecnologia.

ü  Engenheiro Químico formado pela UFF com MBA em Gerência de Projetos pela FGV, pós-graduação em Análise de Risco Ambiental pela UFF/PROMINP, em Análise de Sistemas pela PUC-RJ e em Análise, Projeto e Gerência de Sistemas pela PUC-RJ.

ü  Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Sistemas de Gestão Sustentáveis na UFF, Mestre em Administração e Desenvolvimento Empresarial pela Universidade Estácio de Sá (UNESA).

ü  Certificação PMP.

 

 


REGRAS DO PROGRAMA DE MENTORING DO PMI RIO DE JANEIRO

 

O Programa de Mentoring do PMI Rio de Janeiro é oferecido de forma gratuita aos profissionais da área e alunos* de Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos das Universidades conveniadas** com o PMI Rio. 
 

O candidato a Mentorado do Programa de Mentoring não precisa ser residente na cidade do Rio de Janeiro, pois os contatos Mentor x Mentorado estão sendo virtuais.
 

Os Mentores são Voluntários do Programa de Mentoring do PMI Rio de Janeiro e realizam esse trabalho sem remuneração e com único intuito de desenvolver o Profissional de Gerenciamento de Projetos no Tema da Mentoria que for escolhido.
 

O Tema da Mentoria será proposto pelo Mentorado e aceito pelo Mentor. O Tema acordado deverá estar relacionado a Gerenciamento de Projetos e contemplar uma ou mais áreas de conhecimento do PMBoK.
 

O candidato ao Programa de Mentoring deve possuir disponibilidade de pelo menos 1 hora semanal para os encontros virtuais ao longo de 12 semanas.
 

A falta do Mentorado por dois (2) encontros consecutivos encerra sua participação.
 

A dupla Mentor x Mentorado deverá escolher a melhor forma de interação virtual (WhatsApp, Skype, telefone ou outra plataforma que possibilite a conversação).
 

Os dias e horas de contato serão definidos livremente entre Mentor e Mentorado.
 

Cabe ao Mentorado a iniciativa de entrar em contato com o Mentor.
 

Semanalmente o Mentorado deverá apresentar ao Mentor para comentários o seu Plano de Mentoria devidamente preenchido e, em paralelo, enviá-lo para a Coordenação do Programa via e-mail [email protected].
 

A falta de envio do Plano Semanal pelo Mentorado por duas (2) semanas consecutivas encerra sua participação.
 

Para um bom aproveitamento das 12 semanas de duração do Ciclo recomendamos que o Mentorado siga os Marcos definidos no Plano de Mentoria (arquivo enviado na reunião de abertura).
 

Mentor e Mentorado que tiverem participação mínima de 80% da carga horária prevista farão jus a 12 PDU´s na categoria Leadership.
 

Será emitido Certificado de Participação para os Mentorados que tiverem participação mínima de 80% da carga horária prevista e apresentarem à Coordenação do Programa de Mentoring o formulário Relatório Semanal devidamente preenchido e pelo Mentorado com cópia para o Mentor.
 

A carga horária será aferida pela Coordenação do Programa através do envio do Relatório Semanal.
 

A Gerência do Programa de Mentoring recomenda fortemente que, independentemente do Plano Semanal da Mentoria mencionado acima, o Mentorado prepare uma Apresentação sobre as atividades desenvolvidas ao longo do Ciclo. Esse trabalho deverá ser apresentado na Reunião de Encerramento do Ciclo.
 

Além disso, o Mentorado poderá escrever Artigo técnico a ser publicado no site do PMI Rio ou em Revista na área de influência do PMI, ou poderá ser apresentado em Congresso ou Seminário promovido pelo PMI. Para tanto o Trabalho deverá estar de acordo com as Regras de Publicação.
 

Mais informações sobre publicação procure o gerente do programa de Mentoring.  

 

Regras para seleção:
 

Os Mentorados serão selecionados para participar do Programa de Mentoring do PMI Rio de Janeiro levando em consideração as respostas às perguntas contidas no Formulário de Inscrição.
 

Responda o Formulário de Inscrição de maneira mais completa possível, esse formulário é utilizado como fator de seleção com critérios internos de classificação dos candidatos.
 

No preenchimento do Formulário de Inscrição o candidato deverá selecionar 3 Mentores, priorizando a ordem de preferência.
 

Cada Mentor irá trabalhar com um, dois ou no máximo três Mentorados a cada Ciclo, conforme a sua disponibilidade de tempo.
 

Em caso de mais de uma inscrição, apenas a primeira inscrição será considerada no processo de seleção.
 

Caso um candidato aprovado não possa participar neste ciclo, não é garantida a sua postergação para turma futura.
 

Será dada preferência na inscrição aos Candidatos que não tenham participado de Ciclos anteriores.
 

Não é escopo deste programa:
 

     Prover um treinamento em gerenciamento de projetos;

     Preparação para prova de certificação PMP ou correlata;

     Vender ou comprar produtos ou serviços de qualquer natureza;

     Criar: plano de negócio, negócio próprio ou de terceiros ou correlatos;

     Tratar de questões pessoais;

     Auxiliar em Outsourcing ou busca de empregos;

     Distribuir material didático;

 
Em caso de dúvidas ou dificuldades, favor encaminhar e-mail para
[email protected]

Ciclo 19 – Programa de Mentoring PMI RIO

 

O Ciclo 19 acontecerá entre 17 de novembro de 2021 e 23 de fevereiro de 2022. 

 

O Ciclo 19 do Programa de Mentoring do PMI Rio de Janeiro será realizado através de encontros virtuais de acordo com o seguinte calendário proposto. 

 

Calendário do Ciclo 19 - Programa de Mentoring do PMI Rio de Janeiro

Inscrições

Início: 09/10/2021 - Término: 08/11/2021

Confirmação dos mentorados selecionados:

Entre 08/11/2021 e 09/11/2021

Reunião de abertura do Ciclo 19:

17/11/2021

Reuniões quinzenais de acompanhamento (quartas às 20:00)

A partir de 01/12/2021

Reunião de encerramento do Ciclo 19:

23/02/2022

Para se inscrever no ciclo 19 clique aqui 

 

CONHEÇA OS MENTORES CONFIRMADOS PARA O CICLO 19
 

Homem de camisa azulDescrição gerada automaticamente

Alam Braga

Especialidade: Tecnologia

Gestão da Integração, Gestão do Escopo, Gestão do Tempo, Gestão de Custos, Gestão de Mudanças, Gestão de Aquisições, Gestão de Pessoas, Gestão de Risco, Gestão da Qualidade, Gestão da Comunicação, Gestão de Partes Interessadas e Métodos Ágeis

ü  Atua como Consultor Especialista em gestão de projetos e Professor de Pós-graduação e Graduação em Gerenciamento de Projetos.

ü  Especialista em Gerenciamento de Projetos com ênfase em projetos de software, formado na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ).

ü  Certificado como PMP, Prince 2 e PMO-CC

https://www.linkedin.com/in/alambraga/

       

Antonio Luiz Fernandes dos Santos

Especialidade: Risco e Organização

ü  Doutor em Gestão de Portfolio pela COPPE/UFRJ, Pós-Graduação Executiva no INSEAD, MBA em Gerenciamento de Negócios e Projetos pela USP, Mestre em Engenharia pela COPPE/UFRJ e Graduação em Engenharia pelo Instituto Militar de Engenharia.

ü  Certificado em Gerenciamento de Projetos pela Exxon Corporation, Disciplined Agile DASSM pelo PMI e Prince2  Practitioner pela Axelos.

ü  Filiado e Líder do Comitê Estratégico de Publicações no PMI, consultor e mentor em Gerenciamento de Portfolios, Programas, Projetos e Produtos.

ü  Executivo, Gerente Geral, Conselheiro, Líder e Consultor em Projetos e Negócios de Energia em empresas no mercado global com 35 anos de experiência.

ü  Autor e coautor de trabalhos técnicos em Congressos e Revistas Técnicas sobre Negócios, Projetos, Portfolios e PMOs.

https://www.linkedin. com/in/aluizfsantos

Arthur Tibau

Especialidade: Óleo e Gás

ü  Atuação como Gerente de Projeto e Gerente de Portfolio em Indústrias de Óleo e Gás.

ü  Experiência como Gerente da Qualidade com foco em Desenvolvimento de Fornecedores,  Implementação de Sistemas de Qualidade e Gestão de Riscos, além de ter atuado como Gerente de HSE (Saude, Segurança e Meio Ambiente) com foco em Legislação Ambiental,  Desenvolvimento Protocolos Internos e  Coordenação de Auditorias do Governo e Organismos Internacionais.

ü  Engenheiro Mecânico, Pós-Graduado em Engenharia Econômica com MBA em Gestão Empresarial pela FGV.

ü  Certificação PMP, Green Belt Six Sigma e Lead Auditor ISO9001.

https://www.linkedin.com/in/arthur-flavio-rodrigues-tibau-3a974021

Carla Barros Moacho

Especialidade: Tecnologia

ü  Vice Presidente de Desenvolvimento Profissional do PMI Portugal e atuação como Gestora de Projetos e Gestora de Programas.

ü  Co-organizadora do movimento Heart of Agile Portugal e investigadora na área das Cidades Criativas e Cidades Inteligentes. 

ü  Graduada em Ciências da Computação pela Universidade da Amazônia com Pós-graduação em Ciências da Computação, Internet e Design pela UFF. Também possui MBA em Gestão e Administração Empresaria e Administração de TI pela FGV e em Estudos Culturias/Teoria Crítica e Análise pela Universidade Católica Portuguesa.

ü  Certificação PMP, PMI-DA , PMI-DALSM e CMMI.

https://www.linkedin.com/in/carla-barros-moacho/

Júnior Rodrigues

 

Junior Rodrigues

Especialidade: Estratégia e Agilidade Organizacional, Agile PMO, Design Sprint, Liderança

ü  Com mais 16 anos de experiência em Consultorias e Gestão de Projetos atuando nacional e internacionalmente.

ü  Graduado em Administração, Pós Graduado em Projetos de Rede, com MBA em Gerenciamento de Projetos e Mestrado em Administração pela PUC/RJ. 

ü  Certificado em PMP, ASM, PMO-CP, PACC, M30, PALC, VeriSM, CLF, CI-ASP, SFC, DEPC e ITIL V3. 

 

https://www.linkedin.com/in/rodriguesjunior/

 

 

https://cdn.evbuc.com/eventlogos/160641302/luizpereira.jpg

 

Luana Britto

Especialidade: Tecnologia

ü  Atua como Gerente de Projetos na Radix Engenharia e Software e possui foco de estudo em Liderança, Perfil Comportamental e Inteligência Emocional.

 

ü  Graduada e mestre em Engenharia Química pela Universidade Federal Fluminense (UFF), MBA em Gestão de Projetos na Universidade de São Paulo (USP/ESALQ), Analista de Perfil comportamental (Cis Assesment) pela Febracis.

 

ü  Certificação PMP.

https://www.linkedin.com/in/luanabritto/

https://cdn.evbuc.com/eventlogos/160641302/luizpereira.jpg

 

Luiz Pereira

Especialidade: Gestão, Contratos, Planejamento

ü  Engenheiro Civil, MBA em Gerenciamento de Projetos (IBMEC), MBA em Business Administration (UFES-ES), MBA Em Papel e Celulose (UFV), Mestrado em Políticas Públicas e Governança (FGV) e certificação PMP (PMI).

 

ü  Diretor Sênior e experiência em Gestão de Desempenho em Projetos de Capital, de finanças, suprimentos, projetos, operações e manutenção em projetos de Papel e Celulose no Brasil; Energia Hidrelétrica na Indonésia; Porto na Malásia e no Brasil; Pelotização em Omã; Fosfato no Peru e Brasil; Potássio na Argentina; Carvão em Moçambique; Cobre no Chile; Minério e Níquel no Brasil, além de diversos outros projetos de PPP (Estradas, VLT).

 

https://www.linkedin.com/in/luiz-p-b7370341/

 

 

Marcantonio Fabra

Especialidade: Educação

ü  Vice-Presidente de Marketing e Comunicação do PMI-RJ e sócio-diretor da Acreditar Empreendimentos, onde atua como consultor e palestrante na área de gerenciamento de projetos. Além disso, possui uma vasta experiência acadêmica.

ü  Graduado em Informática pela PUC-Rio. Possui o MBA em Gerência de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-RJ), Mestrado em Logística pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e é Doutorando em Projetos pela UNINI (México).   

ü  Coautor dos livros Gerenciamento de Projetos (FGV, 2009), PMO - Escritórios de Projetos, Programas e Portfólio na prática (Brasport, 2012) e Professional Leader: gerenciamento de projetos (Brasport, 2019).

ü  Certificação PMP, Exin Agile Scrum Master e Master in Project Management pela George Washington University.

https://www.linkedin.com/in/marcantoniofabra/

Paulo Salles

Especialidade: Educação

 

ü  Atuação como consultor em gestão de projetos e professor nas principais business school do Brasil em cursos de MBA em Gerenciamento de Projetos.

ü  Bacharel em Administração de Empresas pela Somley, MBA em Gestão Empresarial, Administração e Negócios pelo INPG Campinas e Especialista em gerenciamento de projetos e riscos.

ü  Certificação PMP, PMI-RMP e SCRUM Fundamentals.

 

https://www.linkedin.com/in/paulo-roberto-salles-dos-santos-33b85524/

20200125_093955 - Priscila Mendel Lima

 

Priscila Mendel Lima

Especialidade: Engenharia

 

ü  Atuação em gestão de projetos, mapeamento e gestão de processos, engenharia de segurança do trabalho, engenharia de produção, planejamento, orçamento, controle das atividades e custos, contratos, administracao e participação na área comercial e/ou interface com clientes.

ü  Engenheira de produção graduada no Cefet/RJ, com pós graduação em gerenciamento de projetos e engenharia de segurança do trabalho.

ü   Certificação PMP.

 

https://www.linkedin.com/in/priscila-mendel-lima-pmp-mba

Rafael Santos de Souza

Especialidade: Engenharia

 

ü  Engenheiro Eletrônico com Mestrado em Telecomunicações, Pós-graduação em Gestão da Produção e Certificação em Gerenciamento de Projetos pelo Project Management Institute (PMI).

ü  Experiência profissional de 20 anos em Telecomunicações, trabalhando na área de Engenharia de Telecom para as maiores Operadoras do setor e vivência de 15 anos em Empresas de Consultoria, atuando inicialmente como Consultor de Projetos e posteriormente como Gerente de Projetos (Telecom e TI).

ü  Atuação em Projetos de: implantação de serviços e redes de telecomunicações; mapeamento e redesenho de processos; redução de custos operacionais; desenvolvimento de aplicações/sistemas para gestão de projetos.

http://www.linkedin.com/in/rafaelss1978

 

Ricardo França

Especialidade: Educação e Gestão de Risco

ü  Atuação como professor e coordenador do curso de Engenharia de Produção na UFRJ onde ministra as disciplinas de Gestão de Projetos, Gestão da Manutenção e Projetos Industriais.

ü  Experiência em docência superior tendo ministrado as disciplinas de Gestão de Projetos, Gestão de Riscos, Gestão de Stakeholders, Gestão da Qualidade e Gestão do Conhecimento. Também tem vivência na área de Tecnologia.

ü  Engenheiro Químico formado pela UFF com MBA em Gerência de Projetos pela FGV, pós-graduação em Análise de Risco Ambiental pela UFF/PROMINP, em Análise de Sistemas pela PUC-RJ e em Análise, Projeto e Gerência de Sistemas pela PUC-RJ.

ü  Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Sistemas de Gestão Sustentáveis na UFF, Mestre em Administração e Desenvolvimento Empresarial pela Universidade Estácio de Sá (UNESA).

ü  Certificação PMP.

 

 


REGRAS DO PROGRAMA DE MENTORING DO PMI RIO DE JANEIRO

 

O Programa de Mentoring do PMI Rio de Janeiro é oferecido de forma gratuita aos profissionais da área e alunos* de Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos das Universidades conveniadas** com o PMI Rio. 
 

O candidato a Mentorado do Programa de Mentoring não precisa ser residente na cidade do Rio de Janeiro, pois os contatos Mentor x Mentorado estão sendo virtuais.
 

Os Mentores são Voluntários do Programa de Mentoring do PMI Rio de Janeiro e realizam esse trabalho sem remuneração e com único intuito de desenvolver o Profissional de Gerenciamento de Projetos no Tema da Mentoria que for escolhido.
 

O Tema da Mentoria será proposto pelo Mentorado e aceito pelo Mentor. O Tema acordado deverá estar relacionado a Gerenciamento de Projetos e contemplar uma ou mais áreas de conhecimento do PMBoK.
 

O candidato ao Programa de Mentoring deve possuir disponibilidade de pelo menos 1 hora semanal para os encontros virtuais ao longo de 12 semanas.
 

A falta do Mentorado por dois (2) encontros consecutivos encerra sua participação.
 

A dupla Mentor x Mentorado deverá escolher a melhor forma de interação virtual (WhatsApp, Skype, telefone ou outra plataforma que possibilite a conversação).
 

Os dias e horas de contato serão definidos livremente entre Mentor e Mentorado.
 

Cabe ao Mentorado a iniciativa de entrar em contato com o Mentor.
 

Semanalmente o Mentorado deverá apresentar ao Mentor para comentários o seu Plano de Mentoria devidamente preenchido e, em paralelo, enviá-lo para a Coordenação do Programa via e-mail [email protected].
 

A falta de envio do Plano Semanal pelo Mentorado por duas (2) semanas consecutivas encerra sua participação.
 

Para um bom aproveitamento das 12 semanas de duração do Ciclo recomendamos que o Mentorado siga os Marcos definidos no Plano de Mentoria (arquivo enviado na reunião de abertura).
 

Mentor e Mentorado que tiverem participação mínima de 80% da carga horária prevista farão jus a 12 PDU´s na categoria Leadership.
 

Será emitido Certificado de Participação para os Mentorados que tiverem participação mínima de 80% da carga horária prevista e apresentarem à Coordenação do Programa de Mentoring o formulário Relatório Semanal devidamente preenchido e pelo Mentorado com cópia para o Mentor.
 

A carga horária será aferida pela Coordenação do Programa através do envio do Relatório Semanal.
 

A Gerência do Programa de Mentoring recomenda fortemente que, independentemente do Plano Semanal da Mentoria mencionado acima, o Mentorado prepare uma Apresentação sobre as atividades desenvolvidas ao longo do Ciclo. Esse trabalho deverá ser apresentado na Reunião de Encerramento do Ciclo.
 

Além disso, o Mentorado poderá escrever Artigo técnico a ser publicado no site do PMI Rio ou em Revista na área de influência do PMI, ou poderá ser apresentado em Congresso ou Seminário promovido pelo PMI. Para tanto o Trabalho deverá estar de acordo com as Regras de Publicação.
 

Mais informações sobre publicação procure o gerente do programa de Mentoring.  

 

Regras para seleção:
 

Os Mentorados serão selecionados para participar do Programa de Mentoring do PMI Rio de Janeiro levando em consideração as respostas às perguntas contidas no Formulário de Inscrição.
 

Responda o Formulário de Inscrição de maneira mais completa possível, esse formulário é utilizado como fator de seleção com critérios internos de classificação dos candidatos.
 

No preenchimento do Formulário de Inscrição o candidato deverá selecionar 3 Mentores, priorizando a ordem de preferência.
 

Cada Mentor irá trabalhar com um, dois ou no máximo três Mentorados a cada Ciclo, conforme a sua disponibilidade de tempo.
 

Em caso de mais de uma inscrição, apenas a primeira inscrição será considerada no processo de seleção.
 

Caso um candidato aprovado não possa participar neste ciclo, não é garantida a sua postergação para turma futura.
 

Será dada preferência na inscrição aos Candidatos que não tenham participado de Ciclos anteriores.
 

Não é escopo deste programa:
 

     Prover um treinamento em gerenciamento de projetos;

     Preparação para prova de certificação PMP ou correlata;

     Vender ou comprar produtos ou serviços de qualquer natureza;

     Criar: plano de negócio, negócio próprio ou de terceiros ou correlatos;

     Tratar de questões pessoais;

     Auxiliar em Outsourcing ou busca de empregos;

     Distribuir material didático;

 
Em caso de dúvidas ou dificuldades, favor encaminhar e-mail para
[email protected]