"Voluntariado e seus benefícios"


Certa vez me perguntaram: “Qual o benefício que você enxerga em ser voluntário? Por que se envolver com esse tipo de trabalho que você dedica tempo, mas que não tem retorno financeiro? Você não acha que deveria utilizar melhor o seu tempo livre com algo mais prazeroso, com sua família ou amigos por exemplo? Sinceramente, não tenho uma resposta pronta para essas perguntas que muitas vezes me foram feitas. E se eu tentasse formular uma resposta, acredito que seria procurando entender o que motiva uma pessoa a ser um voluntário: paixão pelo o que faz, sensibilidade à necessidade do próximo, busca contínua de conhecimento, prazer em compartilhar sua experiência ou ainda o desejo de um mundo mais justo e solidário. E tudo de livre e espontânea vontade! Talvez a resposta seja essa.

Em 2003 tive minha primeira experiência de trabalho voluntário com jovens do ensino médio de uma escola pública. O programa foi viabilizado através da parceria da empresa onde trabalho e uma instituição internacional para jovens empreendedores. Desde então não parei mais. Foram inúmeras experiências gratificantes em variadas atuações como voluntário, muito aprendizado (em algumas vezes absorvi mais do que proporcionei), trocas de experiência que contribuíram muito para o meu desenvolvimento como profissional e, especialmente, como pessoa.

Bem, sobre o tema inicial "Voluntariado e seus benefícios", acredito que o segundo benefício (vale comentar que a ordem de prioridade é pessoal 😊), para mim foi a oportunidade de criar uma rede de contatos valiosa com profissionais de diferentes segmentos através do programa de voluntariado do PMI Rio, ao qual também sirvo com muito carinho e dedicação desde 2012. Além, é claro, de ter me envolvido com questões que muitas vezes não me foram (ou são) oferecidas em um ambiente normal de trabalho.

Para conhecer melhor o trabalho voluntário no PMI Rio, acesse o Guia do Voluntário disponível em nosso site e venha você também participar dessa oportunidade incrível.

Um forte abraço e um agradecimento em especial a todos nós Voluntários que fazemos do PMI Rio um lugar onde boas experiências são compartilhadas e onde boas coisas acontecem quando você se mantém envolvido!

Marco Mello
VP de Filiação do PMI RIO
(Gestão 2018-2019)
“Quando não houver vento, reme”

03 de julho de 2019