Ciclo 18 – Programa de Mentoring PMI RIO 

O Ciclo 18 acontecerá entre 18 de agosto de 2021 e 17 de novembro de 2021.  

O Ciclo 18 do Programa de Mentoring do PMI Rio de Janeiro será realizado através de encontros virtuais de acordo com o seguinte calendário proposto. 

Calendário do Ciclo 18 - Programa de Mentoring do PMI Rio de Janeiro

Inscrições

Início: 10/07/2021 - Término: 11/08/2021

Confirmação dos mentorados selecionados:

Entre 12/08/2021 e 16/08/2021

Reunião de abertura do Ciclo 18:

18/08/2021

Reuniões quinzenais de acompanhamento (quarta às 20:00)

A partir de 01/09/2021

Reunião de encerramento do Ciclo 18:

17/11/2021

Para se inscrever no ciclo 18 clique aqui

CONHEÇA OS MENTORES CONFIRMADOS PARA O CICLO 18

Alam Braga

Consultor especialista em gestão de projetos, Professor de Pós-graduação e Graduação em Gerenciamento de Projetos. Especialista em Gerenciamento de Projetos com ênfase em projetos de software, formado na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ) em 2009, atua mercado há 26 anos. Certificado como PMP® pelo PMI e PRINCE2 pela APMG​.

Tem experiencia com Gestão da Integração, Gestão do Escopo, Gestão do Tempo, Gestão de Custos, Gestão de Mudanças, Gestão de Aquisições, Gestão de Pessoas, Gestão de Risco, Gestão da Qualidade, Gestão da Comunicação, Gestão de Partes Interessadas, Métodos Ágeis

https://www.linkedin.com/in/alambraga/

 Antonio Luiz Fernandes dos Santos

Doutor em Gestão de Portfolio pela COPPE/UFRJ, possui Pós-Graduação Executiva no INSEAD, MBA em Gerenciamento de Negócios e Projetos pela USP, Mestre em Engenharia pela COPPE/UFRJ e Graduação em Engenharia pelo Instituto Militar de Engenharia. É certificado em Gerenciamento de Projetos pela Exxon Corporation, Disciplined Agile DASSM pelo PMI e Prince2  Practitioner pela Axelos. É Filiado e Líder do Comitê Estratégico de Publicações no PMI, consultor e mentor em Gerenciamento de Portfolios, Programas, Projetos e Produtos. É Executivo, Gerente Geral, Conselheiro, Líder e Consultor em Projetos e Negócios de Energia em empresas no mercado global com 35 anos de experiência. É autor e coautor de trabalhos técnicos em Congressos e Revistas Técnicas sobre Negócios, Projetos, Portfolios e PMOs.

Especialidades: Risco e Organização

https://www.linkedin.com/in/aluizfsantos/

Arthur Tibau

Engenheiro Mecânico, Pos Graduado em Eng Economica, com MBA Gestão Empresarial FGV e certificação PMP, Green Belt Six Sigma e Lead Auditor ISO9001.

 Gerente de Projeto e Gerente de Portfolio em Indústrias de Óleo e Gás com mais de 30 anos de experiência. Tendo também experiencia como Gerente da Qualidade em Indústrias de Óleo e Gás com foco em Desenvolvimento de Fornecedores,  Implementação Sistemas da Qualidade e Gestão de Riscos e a como Gerente de HSE (Saude, Segurança e Meio Ambiente) com foco em Legislação Ambiental,  Desenvolvimento Protocolos Internos e  Coordenação Auditorias Governo e Organismos Internacionais.

https://www.linkedin.com/in/arthur-flavio-rodrigues-tibau-3a974021

Carla Barros Moacho

Certificada como "Disciplined Agile Sénior Scrum Master (DASSM)” e "Project Management Professional (PMP)".

VP Desenvolvimento Profissional do PMI Portugal desde 2020.

Dez anos de experiência como Gestora de Projetos e quatro anos como Gestora de Programas.

Co-organizadora do movimento Heart of Agile Portugal.

Investigadora na área das Cidades Criativas e Cidades Inteligentes.

https://www.linkedin.com/in/carla-barros-moacho/

Joyce Farias

Sou engenheira civil com MBA em Gerenciamento de Projetos pela Fundação Getulio Vargas. Trabalho como gerente de projetos com foco nas áreas de gerenciamento de escopo, gestão de mudanças e gestão de cronogramas. Já atuei em diversos setores da construção sendo os principais óleo e gás, energias renováveis e infraestrutura. Tenho atuado nos últimos anos em análises forenses de cronogramas (forensic delay analysis) para processos de arbitragens internacionais.

https://www.linkedin.com/in/joycefarias/

 

Luiz Augusto da Silva Mieiro

Profissional Senior com 16 anos de experiência em grandes empresas de engenharia (Techint , Aker Solutions e Fjords Processing) tanto na área técnica como no gerenciamento, com ênfase na liderança de equipes multifuncionais e multidisciplinares. Experiência em projetos e apoio a unidades operacionais, utilizando o planejamento e conceitos de critical chain. Habilidade para integrar equipes, apoiar a área comercial com expertise na criação de novas oportunidades de negócio, gerenciamento de riscos e foco no aumento de produtividade. Certificado Green Belt na Lean-Six Sigma Methodology e como PMP no PMI. Doutorando em Tecnologia de Gás Natural na UFRJ, com MBA Executivo na FGV e Mestrado na Área Petroquímica na UFRJ. Bacharel em Engenharia Química, com Pós-Graduação em Projeto de Equipamentos na Funcefet e em Gerenciamento de Projetos na Fundação Dom Cabral. Exerce trabalho voluntário há mais de 10 anos apoiando a comunidade de Vista Alegre e promovendo ações sociais. Professor voluntário de Química em curso pré-vestibular social.

Especialidades: LIDERANÇA, RISCOS, INTEGRAÇÃO

https://www.linkedin.com/in/luizmieiro

 

Marcantonio Fabra

Doutorando em Projetos pela UNINI (México) e Mestre em Logística pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUCRio). Graduou-se em Informática também pela PUC-Rio. Possui o MBA em Gerência de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-RJ), é certificado como PMP (Project Management Professional) pelo PMI (Project Management Institute), Master in Project Management pela George Washington University E Certificado Exin Agile Scrum Master. Atualmente é Vice-Presidente de Marketing e Comunicação do PMI-RJ e sócio-diretor da Acreditar Empreendimentos, onde atua em consultoria em gerenciamento de projetos e em palestras e treinamentos sobre o tema. Já acumulou mais de 15 anos de experiência como gerente de projetos de TI e na implantação de escritório de projetos em empresas como Oi, Vivo (Telefônica Celular), IBAM e Cepel. É professor em universidades e instituições de ensino tais como PUC-RJ, UFRJ, FGV e Projectlab, com 33 anos de experiência acadêmica. Recebeu, em 2012, o prêmio de Excelência em Educação do Centro Técnico-Científico da PUC-RJ, tendo sido eleito pelos alunos como um dos 10 melhores professores do Centro de 2007 a 2011. Em 2019 foi finalista do PMI Award na categoria Melhor Professor de Gerenciamento de Projetos no PMI-RJ. Também já foi homenageado diversas vezes como patrono ou paraninfo de turmas de formandos desta universidade e mais recentemente em turmas do MBA de Gerenciamento de Projetos da FGV. É coautor dos livros Gerenciamento de Projetos (FGV, 2009), PMO - Escritórios de Projetos, Programas e Portfólio na prática (Brasport, 2012) e Professional Leader: gerenciamento de projetos (Brasport, 2019).

https://www.linkedin.com/in/marcantoniofabra/

Paulo Salles

Profissional especialista em gerenciamento de projetos e riscos, certificado PMP (Project Management Professional) e RMP (Risk Management Professional). Atuo como consultor em gestão de projetos há mais de 16 anos e leciono há mais de 10 anos nas principais business school do Brasil em cursos de MBA em Gerenciamento de Projetos. Meus projetos de sucesso mais recentes englobam as áreas de Tecnologia e Financeira onde aplicamos as iniciativas ágeis devido ao perfil dos projetos. Trabalho tanto com o padrão Waterfall (PMBOK-PMI) quanto métodos ágeis (SCRUM).

https://www.linkedin.com/in/paulo-roberto-salles-dos-santos-33b85524/

Rafael Santos de Souza

Engenheiro Eletrônico com Mestrado em Telecomunicações, Pós-graduação em Gestão da Produção e Certificação em Gerenciamento de Projetos pelo Project Management Institute (PMI).

Experiência profissional de 20 anos em Telecomunicações, trabalhando na área de Engenharia de Telecom para as maiores Operadoras do setor e vivência de 15 anos em Empresas de Consultoria, atuando inicialmente como Consultor de Projetos e posteriormente como Gerente de Projetos (Telecom e TI). Atuação em Projetos de: implantação de serviços e redes de telecomunicações; mapeamento e redesenho de processos; redução de custos operacionais; desenvolvimento de aplicações/sistemas para gestão de projetos. Como profissional é dinâmico, organizado e extremamente focado em resultados.

http://www.linkedin.com/in/rafaelss1978

REGRAS DO PROGRAMA DE MENTORING DO PMI RIO DE JANEIRO

O Programa de Mentoring do PMI Rio de Janeiro é oferecido de forma gratuita aos profissionais da área e alunos* de Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos das Universidades conveniadas** com o PMI Rio. 

O candidato a Mentorado do Programa de Mentoring não precisa ser residente na cidade do Rio de Janeiro, pois os contatos Mentor x Mentorado estão sendo virtuais.

Os Mentores são Voluntários do Programa de Mentoring do PMI Rio de Janeiro e realizam esse trabalho sem remuneração e com único intuito de desenvolver o Profissional de Gerenciamento de Projetos no Tema da Mentoria que for escolhido.

O Tema da Mentoria será proposto pelo Mentorado e aceito pelo Mentor. O Tema acordado deverá estar relacionado a Gerenciamento de Projetos e contemplar uma ou mais áreas de conhecimento do PMBoK.

O candidato ao Programa de Mentoring deve possuir disponibilidade de pelo menos 1 hora semanal para os encontros virtuais ao longo de 12 semanas.

A falta do Mentorado por dois (2) encontros consecutivos encerra sua participação.

A dupla Mentor x Mentorado deverá escolher a melhor forma de interação virtual (WhatsApp, Skype, telefone ou outra plataforma que possibilite a conversação).

Os dias e horas de contato serão definidos livremente entre Mentor e Mentorado.

Cabe ao Mentorado a iniciativa de entrar em contato com o Mentor.

Semanalmente o Mentorado deverá apresentar ao Mentor para comentários o seu Plano de Mentoria devidamente preenchido e, em paralelo, enviá-lo para a Coordenação do Programa via e-mail [email protected].

A falta de envio do Plano Semanal pelo Mentorado por duas (2) semanas consecutivas encerra sua participação.

Para um bom aproveitamento das 12 semanas de duração do Ciclo recomendamos que o Mentorado siga os Marcos definidos no Plano de Mentoria (arquivo enviado na reunião de abertura).

Mentor e Mentorado que tiverem participação mínima de 80% da carga horária prevista farão jus a 12 PDU´s na categoria Leadership.

Será emitido Certificado de Participação para os Mentorados que tiverem participação mínima de 80% da carga horária prevista e apresentarem à Coordenação do Programa de Mentoring o formulário Relatório Semanal devidamente preenchido e pelo Mentorado com cópia para o Mentor.

A carga horária será aferida pela Coordenação do Programa através do envio do Relatório Semanal.

A Gerência do Programa de Mentoring recomenda fortemente que, independentemente do Plano Semanal da Mentoria mencionado acima, o Mentorado prepare uma Apresentação sobre as atividades desenvolvidas ao longo do Ciclo. Esse trabalho deverá ser apresentado na Reunião de Encerramento do Ciclo.

Além disso, o Mentorado poderá escrever Artigo técnico a ser publicado no site do PMI Rio ou em Revista na área de influência do PMI, ou poderá ser apresentado em Congresso ou Seminário promovido pelo PMI. Para tanto o Trabalho deverá estar de acordo com as Regras de Publicação.

Mais informações sobre publicação procure o gerente do programa de Mentoring.

Regras para seleção:

Os Mentorados serão selecionados para participar do Programa de Mentoring do PMI Rio de Janeiro levando em consideração as respostas às perguntas contidas no Formulário de Inscrição.

Responda o Formulário de Inscrição de maneira mais completa possível, esse formulário é utilizado como fator de seleção com critérios internos de classificação dos candidatos.

No preenchimento do Formulário de Inscrição o candidato deverá selecionar 3 Mentores, priorizando a ordem de preferência.

Cada Mentor irá trabalhar com um, dois ou no máximo três Mentorados a cada Ciclo, conforme a sua disponibilidade de tempo.

Em caso de mais de uma inscrição, apenas a primeira inscrição será considerada no processo de seleção.

Caso um candidato aprovado não possa participar neste ciclo, não é garantida a sua postergação para turma futura.

Será dada preferência na inscrição aos Candidatos que não tenham participado de Ciclos anteriores.

Não é escopo deste programa:

     Prover um treinamento em gerenciamento de projetos;

     Preparação para prova de certificação PMP ou correlata;

     Vender ou comprar produtos ou serviços de qualquer natureza;

     Criar: plano de negócio, negócio próprio ou de terceiros ou correlatos;

     Tratar de questões pessoais;

     Auxiliar em Outsourcing ou busca de empregos;

     Distribuir material didático;

 

Em caso de dúvidas ou dificuldades, favor encaminhar e-mail para ment[email protected]

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, e, com nossa Política de Privacidade. Consulte nossa Política de Privacidade.