Ciclo 15 – Programa de Mentoring PMI RIO

O Ciclo 15 acontecerá entre 18 de novembro de 2020 a 10 de fevereiro de 2021.

O Ciclo 15 do Programa de Mentoring do PMI Rio de Janeiro será realizado de acordo com o seguinte Calendário proposto.

Calendário do Ciclo 15

Programa de Mentoring do PMI Rio de Janeiro

Inscrições

Início: 16/10/2020 - Término: 11/11/2020

Confirmação dos Mentorados selecionados:

Entre 13 e 16/11/2020

Reunião de Abertura do Ciclo 15:

18/11/2020 as 18:00

Reuniões quinzenais de acompanhamento (quarta às 20:00 horas)

Dias 02 e 16 de dezembro de 2020
Dias 13 e 27 de janeiro de 2021
Dias 03 de fevereiro de 2021

Reunião de Encerramento do Ciclo 15:

10/02/2021 as 18:00

Para se inscrever no ciclo 15 clique aqui


CONHEÇA OS MENTORES PARA O CICLO 15:
 

Antonio Luiz Fernandes dos Santos

D.Sc. em Gestão pela COPPE/UFRJ; M.Sc. em Engenharia Offshore pela COPPE/UFRJ; B.Sc. em Engenharia de Fortificação e Construção pelo IME- Instituto Militar de Engenharia-IME e Engenharia Offshore pela PETROBRAS. Especialização executiva na INSEAD na França e Singapura, e na USP. Iniciou a carreira como Engenheiro na EXXON e depois foi para a PETROBRAS. Trabalhou na avaliação, no desenvolvimento e na implementação de modelos de negócios, fusões e aquisições, projetos, programas e portfolios, assim como em operações e manutenção para os segmentos de "downstream, midstream & upstream" da cadeia de valor de petróleo, gás e energia. Foi gerente geral do projeto GNL PETROBRAS pela área de negócios de Gás e Energia e Chairman da Joint Venture entre PETROBRAS, BG, GALP e REPSOL o Projeto FLNG, focando a liquefação do gás e a produção de GNL em unidades offshore nos Campos do PRÉ-SAL.

O foco de seu caminho profissional baseou-se em princípios como "pensar fora da caixa" e a busca proativa por novos modelos de Negócios adotando soluções efetivas para o mercado com a ajuda de seu desenvolvimento também nas competências de gerenciamento de Projetos, Programas e Portfolios. Destacam-se suas habilidades de ouvir e liderar, mobilizando recursos, formando equipes integradas e focadas, com cooperação e ética, fundamentais para o equilíbrio entre a demanda por competências técnicas e de recursos objetivos e o fornecimento de soluções no prazo, custo e com a qualidade e recursos projetados.

Especialidades: Riscos, Partes Interessadas, Integração

https://www.linkedin.com/in/aluizfsantos

 

Francisco Taborda

Graduado em Ciências Navais e em Engenharia, e tem um mestrado em Systems Engineering pela United States Naval Postgraduate School. Possui as certificações PMI-RMP e PMP do PMI e CGE da Coach Inc. dos EUA. Gerenciou equipes multidisciplinares e multiculturais em grandes projetos nas áreas infraestrutura de telecomunicações, construção submarina, desenvolvimento de tecnologia e inovação para corporações como a Ericsson, Nokia, Subsea 7, Vésper, Oi, Claro, Telemig Celular, Marinha do Brasil e o Centro de Pesquisa e Inovação Sueco-Brasileiro, entre outras. É professor universitário de cursos de graduação e MBA. Também, é oficial superior da reserva de primeira classe da Marinha do Brasil.

https://www.linkedin.com/in/francisco-taborda-msse-pmp-pmi-rmp-ceg-766b0822/

Júnior Rodrigues

Com +16 anos de experiência em Consultorias e Gestão de Projetos atuando nacional e internacionalmente. Graduado em Administração, Pós Graduado em Projetos de Rede, com MBA em Gerenciamento de Projetos e Mestrado em Administração pela PUC/RJ.

Certificado em PMP, ASM, PMO-CP, PACC, M30, PALC, VeriSM, CLF, CI-ASP, SFC, DEPC e ITIL V3.

Especialidades: Agile PMO, Design Sprint, Liderança, Estratégia e Agilidade Organizacional

https://www.linkedin.com/in/rodriguesjunior/

 

Marcantonio Fabra

Doutorando em Projetos pela UNINI (México) e Mestre em Logística pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Graduou-se em Informática também pela PUC-Rio. Possui o MBA em Gerência de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-RJ), é certificado como PMP (Project Management Professional) pelo PMI (Project Management Institute), Master in Project Management pela George Washington University E Certificado Exin Agile Scrum Master. Atualmente é Vice-Presidente de Marketing e Comunicação do PMI-RJ e sócio-diretor da Acreditar Empreendimentos, onde atua em consultoria em gerenciamento de projetos e em palestras e treinamentos sobre o tema. Já acumulou mais de 15 anos de experiência como gerente de projetos de TI e na implantação de escritório de projetos em empresas como Oi, Vivo (Telefônica Celular), IBAM e Cepel. É professor em universidades e instituições de ensino tais como PUC-RJ, UFRJ, FGV e Projectlab, com 33 anos de experiência acadêmica. Recebeu, em 2012, o prêmio de Excelência em Educação do Centro Técnico-Científico da PUC-RJ, tendo sido eleito pelos alunos como um dos 10 melhores professores do Centro de 2007 a 2011. Em 2019 foi finalista do PMI Award na categoria Melhor Professor de Gerenciamento de Projetos no PMI-RJ. Também já foi homenageado diversas vezes como patrono ou paraninfo de turmas de formandos desta universidade e mais recentemente em turmas do MBA de Gerenciamento de Projetos da FGV. É coautor dos livros Gerenciamento de Projetos (FGV, 2009), PMO - Escritórios de Projetos, Programas e Portfólio na prática (Brasport, 2012) e Professional Leader: gerenciamento de projetos (Brasport, 2019).

https://www.linkedin.com/in/marcantoniofabra/

 

Priscila Mendel Lima

Engenheira de produção graduada no Cefet/RJ, com pós graduação em gerenciamento de projetos e engenharia de segurança do trabalho. Certificação PMP, e habilidades em gestão de projetos e equipe.

https://www.linkedin.com/in/priscila-mendel-lima-pmp-mba/

 

Claudia Gonçalves

Analista de Sistemas formada pela UNESA, especialista em gestão de processos pela FGV, certificada PMP. Iniciou a carreira em Gestão de Projetos atuando na área de TI de Petróleo e gás, como PMO. Trabalha como Analista de Projetos na SPREAD, cliente PETROBRAS em gerenciamento de projetos em diferentes projetos de Desenvolvimento de Software, em várias etapas desse o planejamento até o encerramento. Durante os últimos 12 anos trabalhando com gerenciamento de projetos, atuou como consultora gestão de processos e projetos em diversas áreas de negócio em vários clientes, com planejamento físico e financeiro.

Especialidades: RISCOS, CUSTOS, além de Modelagem e Indicadores de Processos

https://www.linkedin.com/in/claudia-gon%C3%A7alves-6a772a42//

 

Luiz Pereira

Engenheiro Civil, MBA em Gerenciamento de Projetos (IBMEC), MBA em Business Administration (UFES-ES), MBA Em Papel e Celulose (UFV), Mestrado em Políticas Públicas e Governança (FGV) e certificação PMP (PMI). Diretor Sênior e experiência em Gestão de Desempenho em Projetos de Capital, de finanças, suprimentos, projetos, operações e manutenção em projetos de Papel e Celulose no Brasil; Energia Hidrelétrica na Indonésia; Porto na Malásia e no Brasil; Pelotização em Omã; Fosfato no Peru e Brasil; Potássio na Argentina; Carvão em Moçambique; Cobre no Chile; Minério e Níquel no Brasil, além de diversos outros projetos de PPP (Estradas, VLT).

Especialidades: Gestão, Contratos, Planejamento.

 

Luiz Augusto da Silva Mieiro

Profissional Senior com 16 anos de experiência em grandes empresas de engenharia (Techint , Aker Solutions e Fjords Processing) tanto na área técnica como no gerenciamento, com ênfase na liderança de equipes multifuncionais e multidisciplinares. Experiência em projetos e apoio a unidades operacionais, utilizando o planejamento e conceitos de critical chain. Habilidade para integrar equipes, apoiar a área comercial com expertise na criação de novas oportunidades de negócio, gerenciamento de riscos e foco no aumento de produtividade. Certificado Green Belt na Lean-Six Sigma Methodology e como PMP no PMI. Doutorando em Tecnologia de Gás Natural na UFRJ, com MBA Executivo na FGV e Mestrado na Área Petroquímica na UFRJ. Bacharel em Engenharia Química, com Pós-Graduação em Projeto de Equipamentos na Funcefet e em Gerenciamento de Projetos na Fundação Dom Cabral. Exerce trabalho voluntário há mais de 10 anos apoiando a comunidade de Vista Alegre e promovendo ações sociais. Professor voluntário de Química em curso pré-vestibular social.

Especialidades: LIDERANÇA, RISCOS, INTEGRAÇÃO.

https://www.linkedin.com/in/luizmieiro

 

REGRAS DO PROGRAMA DE MENTORING DO PMI RIO DE JANEIRO

O Programa de Mentoring do PMI Rio de Janeiro é oferecido de forma gratuita aos profissionais da área e alunos* de Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos das Universidades conveniadas** com o PMI Rio.  

O candidato a Mentorado do Programa de Mentoring não precisa ser residente na cidade do Rio de Janeiro pois os contatos Mentor x Mentorado poderão ser virtuais ou presenciais.

Os Mentores são Voluntários do Programa de Mentoring do PMI Rio de Janeiro e realizam esse trabalho sem remuneração e com único intuito de desenvolver o Profissional de Gerenciamento de Projetos no Tema da Mentoria que for escolhido.

O Tema da Mentoria será proposto pelo Mentorado e aceito pelo Mentor. O Tema acordado deverá estar relacionado a Gerenciamento de Projetos e contemplar uma ou mais áreas de conhecimento do PMBoK.

O candidato ao Programa de Mentoring deve possuir disponibilidade de pelo menos 1 hora semanal para os encontros presenciais/virtuais ao longo de 12 semanas.

A falta do Mentorado por dois (2) encontros consecutivos encerra sua participação.

A dupla Mentor x Mentorado deverá escolher a melhor forma de interação: presencial ou virtual (WhatsApp, Skype, telefone ou outra plataforma que possibilite a conversação).

Os dias e horas de contato serão definidos livremente entre Mentor e Mentorado.

Cabe ao Mentorado a iniciativa de entrar em contato com o Mentor.

Semanalmente o Mentorado deverá apresentar ao Mentor para comentários o seu Plano de Mentoria devidamente preenchido e, em paralelo, enviá-lo para a Coordenação do Programa via e-mail mentoring@pmirio.org.br.

A falta de envio do Plano Semanal pelo Mentorado por duas (2) semanas consecutivas encerra sua participação.

Para um bom aproveitamento das 12 semanas de duração do Ciclo recomendamos que o Mentorado siga os Marcos definidos no Plano de Mentoria (arquivo enviado na reunião de abertura).

Mentor e Mentorado que tiverem participação mínima de 80% da carga horária prevista farão jus a 12 PDU´s na categoria Leadership.

Será emitido Certificado de Participação para os Mentorados que tiverem participação mínima de 80% da carga horária prevista e apresentarem à Coordenação do Programa de Mentoring o formulário Relatório Semanal devidamente preenchido e pelo Mentorado com cópia para o Mentor.

A carga horária será aferida pela Coordenação do Programa através do envio do Relatório Semanal.

A Gerência do Programa de Mentoring recomenda fortemente que, independentemente do Plano Semanal da Mentoria mencionado acima, o Mentorado prepare uma Apresentação sobre as atividades desenvolvidas ao longo do Ciclo. Esse trabalho deverá ser apresentado na Reunião de Encerramento do Ciclo.

Além disso o Mentorado poderá escrever Artigo técnico a ser publicado no site do PMI Rio ou em Revista na área de influência do PMI, ou poderá ser apresentado em Congresso ou Seminário promovido pelo PMI. Para tanto o Trabalho deverá estar de acordo com as Regras de Publicação. 

Maiores informações sobre publicação, procure o gerente do programa de mentoring.

Regras para seleção:

Os Mentorados serão selecionados para participar do Programa de Mentoring do PMI Rio de Janeiro levando em consideração as respostas às perguntas contidas no Formulário de Inscrição.

Responda o Formulário de Inscrição de maneira mais completa possível, esse formulário é utilizado como fator de seleção com critérios internos de classificação dos candidatos.

No preenchimento do Formulário de Inscrição o candidato deverá selecionar 3 Mentores priorizando a ordem de preferência.

Cada Mentor irá trabalhar com um, dois ou no máximo três Mentorados a cada Ciclo, conforme a sua disponibilidade de tempo.

Em caso de mais de uma inscrição, apenas a primeira inscrição será considerada no processo de seleção.

Caso um candidato aprovado não possa participar neste ciclo, não é garantida a sua postergação para turma futura.

Será dada preferência na inscrição aos Candidatos que não tenham participado de Ciclos anteriores.

Não é escopo do programa:

  • Prover um treinamento em gerenciamento de projetos;
  • Preparação para prova de certificação PMP ou correlata;
  • Vender ou comprar produtos ou serviços de qualquer natureza;
  • Criar: plano de negócio, negócio próprio, de terceiros ou correlatados;
  • Tratar de questões pessoais;
  • Auxiliar em Outsourcing ou busca de empregos;
  • Distribuir material didático;

Em caso de dúvidas ou dificuldades, favor encaminhar e-mail para mentoring@pmirio.org.br