Período de inscrição para o Ciclo 9 será de 17 de Abril a 17 de Maio de 2019.

 

Para se inscrever no Ciclo 9 clique aqui  

CONHEÇA OS MENTORES PARA O CICLO 9:

 

 

Antonio Luiz Fernandes dos Santos

D.Sc. em Gestão pela COPPE/UFRJ; M.Sc. em Engenharia Offshore pela COPPE/UFRJ; B.Sc. em Engenharia de Fortificação e Construção pelo IME- Instituto Militar de Engenharia-IME e Engenharia Offshore pela PETROBRAS. Especialização executiva na INSEAD na França e Singapura, e na USP. Iniciou a carreira como Engenheiro na EXXON e depois foi para a PETROBRAS. Trabalhou na avaliação, no desenvolvimento e na implementação de modelos de negócios, fusões e aquisições, projetos, programas e portfolios, assim como em operações e manutenção para os segmentos de "downstream, midstream & upstream" da cadeia de valor de petróleo, gás e energia. Foi gerente geral do projeto GNL PETROBRAS pela área de negócios de Gás e Energia e Chairman da Joint Venture entre  PETROBRAS, BG, GALP e REPSOL o Projeto FLNG, focando a liquefação do gás e a produção de GNL em unidades offshore nos Campos do PRÉ-SAL.
O foco de seu caminho profissional  baseou-se em princípios como "pensar fora da caixa" e a busca proativa por novos modelos de Negócios adotando soluções efetivas para o mercado com a ajuda de seu desenvolvimento também nas competências de gerenciamento de Projetos, Programas e Portfolios. Destacam-se suas habilidades de ouvir e liderar, mobilizando recursos, formando equipes integradas e focadas, com cooperação e ética, fundamentais para o equilíbrio entre a demanda por competências técnicas e de recursos objetivos  e o fornecimento de soluções no prazo, custo e com a qualidade e recursos projetados. 

Especialidades: RISCOS, PARTES INTERESSADAS, INTEGRAÇÃO

https://www.linkedin.com/in/aluizfsantos

 

Luiz Pereira

Engenheiro Civil, MBA em Gerenciamento de Projetos (IBMEC), MBA em Business Administration (UFES-ES), MBA Em Papel e Celulose (UFV), Mestrado em Políticas Públicas e Governança (FGV) e certificação PMP (PMI). Diretor Sênior e experiência em Gestão de Desempenho em Projetos de Capital, de finanças, suprimentos, projetos, operações e manutenção em projetos de Papel e Celulose no Brasil; Energia Hidrelétrica na Indonésia; Porto na Malásia e no Brasil; Pelotização em Omã; Fosfato no Peru e Brasil; Potássio na Argentina; Carvão em Moçambique; Cobre no Chile; Minério e Níquel no Brasil, além de diversos outros projetos de PPP (Estradas, VLT).

Especialidades: GESTÃO, CONTRATOS, PLANEJAMENTO

https://www.linkedin.com/in/luiz-pereira-b7370341/

 

Marcio Hervê

Engenheiro eletricista formado pela UFRGS em 1975, possui um MBA pela FGV/RJ (Curso de formação de Gerentes e Diretores - 1999) e obteve a certificação PMP (Project Management Professional), concedida pelo PMI, em novembro de 2001.    Funcionário da Petrobras por mais de 34 anos, dos quais pelo menos 20 como coordenador de projetos de engenharia básica no CENPES. Ao longo deste tempo muitas vezes funcionou como mentor informal para os colegas mais novos. Atua como instrutor e palestrante na área de GP há cerca de quinze anos, sendo autor do livro “Surfando a terceira onda no gerenciamento de projetos” e co-autor de dois livros na área, além de vários artigos publicados. Foi membro suplente do conselho fiscal do PMI-Rio (eleito em março/2016). Mestrando em Gestão Ambiental na UFRJ.

Especialidades: RISCOS, COMUNICAÇÃO, GESTÃO DE PESSOAS

https://www.linkedin.com/in/marcioherve/

 

 

Mauricio Alcântara

Engenheiro Eletricista pela Universidade de Brasília (UnB), com especialização em Análise e Gerências de Sistemas pela PUC-Rio e MBA em Administração de Empresas e Negócios pela FGV-Ebape, possui as certificações PMP, IPMA-C e PCC (Professional Coach). Atua em Projetos e na liderança de Pessoas a mais de 25 anos e, tendo ocupado diversos cargos gerenciais, alcançou a posição de Diretor Regional em empresa de grande porte nacional. Possui grande vivência na área de Tecnologia e domínio dos ambientes de desenvolvimento, infraestrutura e implantação de projetos de TIC-Tecnologia da Informação e Comunicação. Atualmente, além de consultoria em gestão de projetos, portfólios e programas, também atua como Coach para Gestores e no desenvolvimento de novos negócios em Transformação Digital.

Especialidades: CUSTO, TEMPO, GESTÃO DE RECURSOS

https://www.linkedin.com/in/malcan/?locale=pt_BR

 

Paulo de Tarso Bittencourt Cunha

Amplo conhecimento em gestão estratégica de tecnologias: desenvolvimento de sistemas, gestão de projetos, qualidade e processos. Profissional metódico, de fácil adaptação, com serenidade e firmeza para enfrentar momentos de conflito, além de forte espírito de equipe e sólida experiência em situações de pressão em projetos de grande porte. Especialista em desenvolvimento, análise e implementação de ferramentas de informação gerencial, para auxiliar a organização nas decisões estratégicas do negócio. Alta performance na integração de equipes para evolução do ambiente e conquista de resultados, capacidade de liderança, formação de equipes multidisciplinares e gestão de mudanças organizacionais. PMP, PMI-ACP, PRINCE2 Practitioner, Scrum Master (CSM) e ITIL Foundations.

Especialidades: MODELAGEM DE PROCESSOS; AGILE PROFISSIONAL; GERENCIMENTO DE PROJETOS DE DESENVOLVIMENTO

linkedin.com/in/paulo-de-tarso-bittencourt-cunha-820baa5

 

Paulo Thomaz

Coach certificado, com especialidade em carreira de gestores de projetos e processos; Gestor de projetos certificado PMP e Consultor de Implantação de PMO na metodologia Value Ring (PMO-CC). Mestrando em Sistemas de Gestão e MBA em Gerenciamento de Projetos pela UFF-RJ, Especialista em Gerenciamento de Projetos de Software pela PUC-RJ com graduação em Tecnologia da Informação pela Unigranrio. Experiência na gestão operacional e projetos na indústria de Seguros e em TELECOM, nas operadoras (Vivo, TIM e Oi). Mais de 15 anos de implantação de projetos nas áreas de governança, PMO Corporativo, finanças, garantia da receita, combate à fraude, atendimento ao cliente, tecnologia, entre outras. Há mais de 10 anos atuando como professor em gestão de projetos, incluindo certificação PMP, trabalhando com metodologia que já certificou mais de 2 mil PMPs no Brasil.

especialidades: LIDERANÇA, GESTÃO DE MUDANÇAS, MÉTODOS ÁGEIS

https://www.linkedin.com/in/pthomaz/

 

Renato Caldas

Graduado em Engenharia Mecânica pela UFRJ, Mestre em Engenharia pelo ITA, MBA em Gerenciamento de Projetos pelo NPPG-UFRJ e Certificado PMP-PMI. Possui experiência direta e contínua no desenvolvimento de projetos multidisciplinares em empresas do setor Aeronáutico e na Indústria Estratégica de Defesa Brasileira. Liderando equipes de engenharia, acumulou experiência em gerenciar as expectativas de quem demanda uma entrega, bem como o espírito e a capacidade de quem executa o trabalho. Com conhecimento de todo o ciclo de desenvolvimento de novas idéias, será capaz de trazer ao aluno a identificação e a percepção de quem já passou por situações ímpares no ambiente corporativo.

Especialidades: GERENCIAMENTO DE ESCOPO, TEMPO, RISCO

https://www.linkedin.com/in/renato-caldas-m-eng-pmp-493bb923

 

 

Rubens Cirino

Atua há 27 anos como professor, consultor e gerente de projetos para empresas como IESA, Andrade Gutierrez, Saint Gobain, White Martins, Banco do Brasil, American Express, Redecard, Petrobras e Unimed, e na área governamental, junto ao Ministério da Marinha e do Exército. É professor adjunto da UERJ do Departamento de Informática, dos MBAs em Gerência de Projetos e cursos corporativos da FGV, IBMEC, FUNCEFET e ESTÁCIO. Atuou como professor na PUC-RJ e na IBM. É doutor em Modelagem Computacional pelo IPRJ, mestre em Engenharia de Sistemas pelo IME, e graduado em Engenharia Elétrica (UGF) e Direito (IMB). É certificado como Project Management Professional (PMP) pelo PMI. É certificado PRINCE2 Practitioner pela APMG.  Atua como voluntário, no PMI – Rio.

Especialidades: GERENCIAMENTO DE MUDANÇAS,  CRONOGRAMA, STAKEHOLDERS

https://www.linkedin.com/in/rubens-l-cirino-dsc-pmp-prince2-practitioner-011b7830/

 

 

REGRAS DO PROGRAMA DE MENTORING DO PMI RIO DE JANEIRO

 

O Programa de Mentoring do PMI Rio de Janeiro é um benefício gratuito que o Capítulo oferece a seus Afiliados e alunos de Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos das Universidades conveniadas com o PMI RIO.  

O Ciclo 9 do Programa de Mentoring do PMI Rio de Janeiro será realizado de acordo com o seguinte Calendário:

 

 

 

Em caso de dúvidas ou dificuldades, favor encaminhar e-mail para [email protected]

 

O Programa de 12 semanas tem o seguinte Valor de Investimento:

 

Associados do PMI – Capítulo do Rio de Janeiro: GRÁTIS

 

O candidato a Mentorado do Programa de Mentoring não precisa ser residente na cidade do Rio de Janeiro pois os contatos Mentor x Mentorado poderão ser virtuais.

 

Os Mentores são Voluntários do Programa de Mentoring do PMI Rio de Janeiro e realizam esse trabalho sem remuneração e com único intuito de desenvolver o Profissional de Gerenciamento de Projetos no Tema da Mentoria que for escolhido.

 

O Tema da Mentoria será proposto pelo Mentorado e aceito pelo Mentor. O Tema acordado deverá estar relacionado a Gerenciamento de Projetos e contemplar uma ou mais áreas de conhecimento do PMBoK.

 

O candidato ao Programa de Mentoring deve possuir disponibilidade de pelo menos 1 hora semanal para os encontros presenciais/virtuais ao longo de 12 semanas;

 

A falta do Mentorado por dois (2) encontros consecutivos encerra sua participação;

 

A dupla Mentor x Mentorado deverá escolher a melhor forma de interação: presencial ou virtual, via redes sociais (WhatsApp, Skype, telefone ou outra plataforma que possibilite a conversação);

 

Os dias e horas de contato serão definidos livremente entre Mentor e Mentorado;

 

Cabe ao Mentorado a iniciativa de entrar em contato com o Mentor;

 

Semanalmente o Mentorado deverá apresentar ao Mentor para comentários o seu Plano de Mentoria devidamente preenchido e, em paralelo, enviá-lo para a Coordenação do Programa via e-mail [email protected];

 

A falta de envio do Plano Semanal pelo Mentorado por duas (2) semanas consecutivas encerra sua participação;

 

Para um bom aproveitamento das 12 semanas de duração do Ciclo recomendamos que o Mentorado siga os Marcos definidos no Plano de Mentoria;

 

Mentor e Mentorado que tiverem participação mínima de 80% da carga horária prevista farão jus a 10 PDU´s na categoria Leadership, sendo a avaliação efetuada segundo os Planos de Mentoria entregue;

 

Será emitido Certificado de Participação para os Mentorados que tiverem participação mínima de 80% da carga horária prevista e apresentarem à Coordenação do Programa de Mentoring o formulário Resumo da Mentoria devidamente preenchido e assinado por Mentor e Mentorado;

 

A carga horária será aferida pela Coordenação do Programa através do Plano Semanal.

 

Reserve as datas das Reuniões de Abertura, em 22 de Maio de 2019 e de Fechamento, em 21 de Agosto de 2019, que serão presenciais, em local a ser informado oportunamente, e valerão 1 PDU cada.

 

A Gerência do Programa de Mentoring recomenda fortemente que, independentemente do Plano Semanal da Mentoria mencionado acima, o Mentorado prepare uma Apresentação sobre as atividades desenvolvidas ao longo do Ciclo. Esse trabalho poderá ser apresentado na Reunião de Encerramento do Ciclo;

 

Além disso o Mentorado poderá escrever Artigo técnico a ser publicado no site do PMI Rio ou em Revista na área de influência do PMI, ou poderá ser apresentado em Congresso ou Seminário promovido pelo PMI. Para tanto o Trabalho deverá estar de acordo com as Regras de Publicação. Informe-se a respeito;

 

Os Mentorados serão selecionados para participar do Programa de Mentoring do PMI Rio de Janeiro levando em consideração as respostas às perguntas contidas no Formulário de Inscrição;

 

Responda o Formulário de Inscrição com calma, atenção e da maneira mais completa possível;

 

No preenchimento do Formulário de Inscrição o candidato deverá selecionar 3 Mentores priorizando a ordem de preferência;

 

Cada Mentor irá trabalhar com um, dois ou no máximo três Mentorados a cada Ciclo, conforme a sua disponibilidade de tempo;

 

Apenas a primeira inscrição será considerada no processo de seleção;

 

Não é escopo do programa:

 

  • Ø  Prover um treinamento em gerenciamento de projetos;
  • Ø  Preparação para prova de certificação PMP ou correlata;
  • Ø  Vender ou comprar produtos ou serviços de qualquer natureza;
  • Ø  Criar ou lançar negócio próprio ou de terceiros;
  • Ø  Tratar de questões pessoais;
  • Ø  Auxiliar em Outsourcing ou busca de empregos;
  • Ø  Distribuir material didático;

 

Não é garantida a postergação para turma futura do candidato selecionado para o ciclo atual;

 

Será dada preferência na inscrição aos Candidatos que não tenham participado de Ciclos anteriores.