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JANEIRO / 2017 - PMO

No dia 11 de Janeiro foi realizada a primeira edição da 4ª PMI do ano de 2017. Neste mês o evento foi baseado no tema PMO (Escritório de Gerenciamento de Projetos).
Após a abertura realizada pela Vice Presidente de Desenvolvimento Profissional, Gina Marques, foi realizada a palestra de Américo Pinto com o tema PMO: Os novos desafios e perspectivas para 2017. Depois, houve a palestra de Alam Braga com o tema PMO e Análise de Negócios, uma dobradinha que dá certo. Por último uma roda de perguntas para os dois palestrantes e mais o Presidente do PMI Rio Carlos Augusto Freitas.

Fotos e mais informações em:

www.pmirio.org.br

 

SAVE THE DATE - 08 / Fevereiro / 2017 - Change Management - Uma conexão entre a Gestão de Mudanças e a Gestão de Risco

Inscreva-se já
O 14º Encontro Regional de Gerenciamento de Projetos será realizado no Centro da cidade do Rio de Janeiro entre os dias 12 e 14 de setembro de 2017.

Um dos maiores eventos realizados pelo PMI RIO, na última edição contou com profissionais de muito reconhecimento no mercado tais como o Prof. Angelo Valle, Ricardo Vargas e Paul Dinsmore entre outros.

Reserve a sua agenda, pois nos próximos dias estaremos iniciando a comercialização dos passaportes com promoções especiais para os filiados no 1º lote de vendas.

Aguarde e não perca!

 

Você já tinha tido acesso a estes dados?

A carreira de Gestor de Projetos está entre as 5 mais promissoras para este ano !!!

Se você trabalha, ou deseja trabalhar, em gerenciamento de projetos, você pode e deve contar com o PMI. O PMI é a entidade que lhe ajudará a aumentar seu conhecimento, obter reconhecimento, ampliar sua rede de relacionamentos, fazer amigos e muito mais.

No caso de Gestão de Projetos o PMI indica 2 certificações:

CAPM - No caso de iniciantes e profissionais que atuem como membros de equipe;
PMP - No caso de Gerentes de Projeto com certa experiência.

A pesquisa da DMRH, que foi veiculada pela GloboNews e pelo portal G1.com.br, também cita outras 2 profissões ligadas à Análise de Negócios. Para este fim o PMI recomenda a certificação PMI-PBA.

No entanto, se você quer apenas se manter atualizado, estabelecer um networking qualificado, participar de uma comunidade que vive para o Gerenciamento de Projetos, envolva-se com o PMI-RIO!

Coisas boas acontecem quando você se envolve com o PMI-Rio!!!

 

Novidade: A partir deste mês traremos sempre um artigo relevante do Portal ProjectManagement.com traduzido para a língua portuguesa para agregar ainda mais valor para os filiados do PMI Rio.

 

10 resoluções para ajudar você e seu PMO em 2017


Por Robert Bulguer (PMI Alaska)
Fonte: ProjectManagement.com

Este é o momento de definições para o ano novo. Mas ao invés de matrícula em academias e decidir o que ainda precisa fazer antes de morrer, o que acha de concentrar as definições deste ano no seu PMO ? Tente usar a minha lista para o seu PMO, seja qual for o tamanho dele. Ela foi criada para dar a você e ao seu PMO um 2017 de sucesso, próspero e com realização de benefícios.

1. Gaste tempo revisitando todos os formulários da sua documentação do PMO.

É incrível como o nosso PMO pode se tornar obsoleto. Atualizar os arquivos para a versão mais recente do Microsoft Office (.doc para .docx, etc.). Limpar logos (ou adicionar alguns) para fazê-las parecerem rejuvenescidas para o ano que se inicia. É impressionante como precisamos de tão pouco tempo para manter toda a papelada que será usada o ano todo atualizada.

2. Atualize o seu plano de gerenciamento do projeto (ou plano de execução do projeto).

Enquanto isto gasta um pouco mais de tempo para ser concluído, você ficará feliz com os resultados. Releia todos os seus alfarrábios. Mudou alguma coisa desde o último ano que não está refletido nos seus planos ? Muitas vezes os projetos avançam com status criado por áreas como RH, Jurídico ou Finanças, mas o plano real não recebe estas atualizações. E sobre logos, cores e esquemas ? É impressionante como um pouco de perfumaria no plano de gerenciamento do projeto pode mostrar aos times a importância de se debruçarem sobre ele.

3. Atualize sua documentação principal do projeto.

Enquanto algumas informações padrões estão no seu plano de gerenciamento do projeto, outras origens são o termo de abertura do projeto, documentações do projeto (como requisições, documentações de aquisição, termos de confidencialidade, etc.), documentação de encerramento e vários relatórios. Conforme discutimos no plano de gerenciamento do projeto, é incrível como um projeto recebe frequentemente versões atualizadas dos parceiros departamentais e deixamos de atualizar nossas versões mestre. Se você tem analistas de negócios em seu PMO, muitos de seus formulários e relatórios podem ter a necessidade de atualização também.

4. Crie a visão dos funcionários e revise a programação para o ano.

Depois de atualizarmos nossos ativos de processos organizacionais, que é hora de trabalhar em nossos facilitadores organizacionais. Criar uma pasta para cada um de seus membros da equipe PMO e crie um formulário "conhecendo você” nesta pasta. Este formulário deve ter campos para que você crie um registo biográfico de cada um: hobbies, família, pontos fortes, pontos fracos, etc.

Os próximos componentes são a parte de revisão. O Framework de Desenvolvimento de Competências de Gerentes de Projetos é um ótimo lugar para começar. Eu recomendo dividindo-o em quatro partes que eu sei que você pode cobrir todo o quadro em um ano. Eu gosto do quadro porque pode ajudar a construir a maturidade em gerenciamento de projeto de seu PMO e fornece pontos de atenção para você ter conversas significativas com seus gerentes de projeto. Os comentários fornecidos pela área de RH provavelmente não estarão alinhados com o Guide to the Project Management Body of Knowledge (Guia PMBOK®).

5. Crie seu programa de liderança do PMO para o ano.

A série de Liderança de Pensamento do PMI é um excelente ponto de partida para seus esforços de planejamento. Eu recomendo escolher um tema e criar um programa de aprendizagem em torno dele para o ano. Seu programa pode incluir “almoços com aprendizado” ou um componente pré-programado em cada reunião de pessoal. Delegar isso para sua equipe ajuda a garantir que todos têm um papel a desempenhar.

As sessões de apresentação, relacionadas ou não ao projeto, dão ao seu PMO oportunidades para aprimorar as habilidades de liderança, fortalecendo as capacidades de suas equipes em falar e ouvir com eficácia. Se algum de seus membros da equipe demonstrar dificuldade em falar em público, eu recomendo cobrir seus custos para participar de um Toastmasters. Na verdade, eu recomendo para qualquer líder. Os Toastmasters ajudam a desenvolver a capacidade de falar em público e de liderança através da prática e feedback.

6. Orientar as melhores práticas para o seu PMO.

Utilizando o padrão OPM3 do PMI, crie um programa de verificação de integridade para o seu PMO para analisar o desempenho do PMO e onde executar correções. Pense nisso como a estrutura de desenvolvimento de competências para o PMO como um todo (em vez de um gerente de projeto). O OPM3 pode ser usado para criar auditorias ou revisões para ver quão bem o PMO executa. É uma ferramenta útil para melhorar a qualidade geral de entrega.

7. Crie um programa de satisfação do cliente.

Você provavelmente está familiarizado com a ISO 9001, mas você já olhou para ISO 10001 e 10002? A ISO 10001 fornece orientação para planejar, projetar, desenvolver, implementar, manter e melhorar códigos de conduta de satisfação de clientes; Enquanto ISO 10002 fornece orientação sobre o processo de tratamento de reclamações relacionadas a produtos dentro de uma organização, incluindo planejamento, projeto, operação, manutenção e melhoria.

Os departamentos de TI (para a maior parte) utilizaram a estrutura ITIL (que é aderente com a ISO 10001 e a 10002) para garantir níveis consistentes de atendimento ao cliente. PMOs usam a ISO 10001 e a 10002. Pesquise-as. Você perceberá que a ISO tem muitas ferramentas e técnicas projetadas para ajudá-lo a construir um sistema de entrega de projeto de classe mundial com excelente atendimento ao cliente.

8. Crie seu próprio programa "Nextperts" dentro de seu PMO.

O PMI estreou seu programa Nextpert dentro do PMI Global Executive Council em 2016. Estrelas em ascensão, geralmente empregados de longa data, em funções de gerenciamento de projetos dentro de empresas associadas ao Conselho. O Nextperts teve um olhar inovador na gestão de realização de benefícios. A maneira que eu acho que isso poderia funcionar na maioria das organizações é fornecer o Nextperts com um projeto Lean Seis Sigma para executar em 30-60-90 dias. Divulgar isso em toda a empresa ajuda a destacar os funcionários e também o PMO. Não se esqueça compartilhar esta experiência com as do PMI. Estou confiante de que eles adorariam ver sua ideia Nextpert prosperar.

9. Agende reuniões individuais com seus empregados e com seus chefes.

Com o início do ano em cima de nós, agora é um bom momento para atualizar a agenda com essas reuniões essenciais. É importante que você aproveite o tempo para conversar individualmente com os membros da sua equipe sobre itens relevantes para você, para a empresa, seus projetos e também para conhecê-los melhor. Mas, também é importante para seus funcionários ter um tempo individual com você.

Pense nisso desta forma: reconheça o sentimento que você tem por querer tempo exclusivo com o seu chefe para que haja tempo para conhecê-lo melhor. Seus empregados têm esse mesmo desejo. É importante estabelecer algumas regras básicas, em especial para pessoas que nunca tiveram reuniões funcionais individuais. Essas regras ajudarão os funcionários mais jovens, mas também amenizarão os temores de funcionários mais velhos para que não pensem que elas são apenas "um desperdício de tempo".

10. Patrocine a adesão ao PMI e os custos de capítulo para seus funcionários.

Eu adiciono isso à lista, porque muitas vezes, os líderes esquecem de adicionar esses custos aos seus orçamentos. O patrocínio não é apenas para o PMI anual e quotas de membro do capítulo, é também o custo para participar de jantares e dias de desenvolvimento profissional.

Eu sei que isso acrescenta um valor significativamente maior para o seu orçamento além de simplesmente pagar as quotas de membro. Pense nisso como treinamento ou dólares de investimento em seus funcionários. Os programas de capítulo ajudarão sua equipe a obter muito mais de sua associação. A melhor maneira de fazer este trabalho é você assistir às reuniões e seminários de desenvolvimento profissional. Envie um convite para que os grupos saibam sobre o evento, e deixe claro que você está participando.

Muitas vezes, os funcionários vão se sentir desconfortáveis de não irem a um evento que sabem que seu chefe está participando. Durante as reuniões funcionais individuais, converse com seu pessoal sobre as vantagens da adesão com PMI, como o acesso às pesquisas, normas e guias de prática em PMI.org. E materiais práticos, hands-on através de uma assinatura Premium gratuita para ProjectManagement.com. Não só isso é uma boa maneira de obter um retorno sobre o seu investimento de patrocinar a adesão da equipe, mas também é uma excelente maneira de melhorar a maturidade geral do seu PMO através de aprendizagem constante e exposição a novas técnicas e melhores práticas.

 

Espero que você considere o investimento que você fará em seu pessoal, processos e procedimentos - destacados por essas 10 resoluções - úteis no crescimento de qualquer PMO, independentemente da maturidade. Se você tiver resoluções que gostaria de compartilhar, sinta-se à vontade para comentar essa história conosco e mantenha as grandes ideias fluindo. Feliz Ano Novo!

Se você é filiado, acesse o conteúdo original e muito mais.

 

 
 
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23 de janeiro de 2017