O I Ciclo de Palestras do PMI Rio, promovido em São João da Barra numa parceria entre Prefeitura, por meio da Secretaria de Planejamento e Informatização, Instituto de Gerenciamento de Projetos (PMI Rio) e o Porto do Açu, encerrou na terça-feira, 07, no auditório municipal.  A iniciativa visou promover o profissionalismo em gestão de projetos por meio do uso das melhores práticas.

O gestor do Programa Campos PMI Rio, Júlio Manhães, que palestrou sobre PMI Institucional, agradeceu o apoio da prefeita Carla Machado em proporcionar o conhecimento do gerenciamento de projetos pra região.

“Criado em 1969 na Pensilvânia, o Project Management Institute (PMI), chegou no Norte Fluminense em 2010, quando foi iniciada a abordagem de gerenciamento de projetos”, explicou Júlio, acrescentando que o PMI é uma instituição sem fins lucrativos que tem a missão de desenvolver o gerenciamento de projetos no mundo, através de voluntários, atualmente presente em de 207 países.

Já o membro do Conselho PMI – Rio Grande do Sul, Leandro Vignochi, fez uma explanação sobre conceitos de gerenciamento de projetos, de onde vem e para onde vai.  “O gerenciamento de projetos nada mais é do que a aplicação de conhecimentos, habilidades e técnicas para a execução de projetos de forma efetiva e eficaz”, discursou Leandro, detalhando que, na elaboração do projeto, devem ser seguidas as orientações de especialistas, e não podem ser levados em consideração os interesses pessoais acima dos interesses do projeto e expectativas que não possam ser atendidas.

– Receber o Ciclo de Palestrar do PMI foi fundamental para o desenvolvimento e aperfeiçoamento de nosso trabalho visando alcançar a meta de se tornar modelo de gestão pública – enfatizou a prefeita Carla Machado, completando que adotar as práticas de Gerenciamento de Projetos é um dos passos importantes para avançarmos administrativamente.

A especialista em RH da Prumo, Cristina Barros e o diretor do IFF – Campus São João da Barra –, Valdeir Souza, marcaram presença. O secretário de Planejamento e Informatização, Sávio Sabóia, e o superintendente de Trabalho e Renda, Marcelino Souza, também participaram.

Profissionais que atuam no Porto do Açu, alunos e servidores do IFF, e gestores públicos, que estiveram presente, receberão o certificado de participação por e-mail  num prazo de até 30 dias.

Data de publicação: 13 de novembro de 2017