Período de inscrição para o Ciclo 14 será de 19 de agosto a 18 de novembro de 2020.

O Ciclo 14 do Programa de Mentoring do PMI Rio de Janeiro será realizado de acordo com o seguinte Calendário proposto.

Calendário do Ciclo 14

Programa de Mentoring do PMI Rio de Janeiro

Inscrições

Início: 15/07/2020 - Término: 12/08/2020

Confirmação dos Mentorados selecionados:

Entre 14 e 17/08/2020

Reunião de Abertura do Ciclo 14:

19/08/2020

   Reuniões quinzenais de acompanhamento (quarta às 20:00 horas)

A partir de 02/09/20

Reunião de Encerramento do Ciclo 14:

18/11/2020

Para se inscrever no ciclo 14 clique aqui


CONHEÇA OS MENTORES PARA O CICLO 14:
 

Antonio Luiz Fernandes dos Santos

D.Sc. em Gestão pela COPPE/UFRJ; M.Sc. em Engenharia Offshore pela COPPE/UFRJ; B.Sc. em Engenharia de Fortificação e Construção pelo IME- Instituto Militar de Engenharia-IME e Engenharia Offshore pela PETROBRAS. Especialização executiva na INSEAD na França e Singapura, e na USP. Iniciou a carreira como Engenheiro na EXXON e depois foi para a PETROBRAS. Trabalhou na avaliação, no desenvolvimento e na implementação de modelos de negócios, fusões e aquisições, projetos, programas e portfolios, assim como em operações e manutenção para os segmentos de "downstream, midstream & upstream" da cadeia de valor de petróleo, gás e energia. Foi gerente geral do projeto GNL PETROBRAS pela área de negócios de Gás e Energia e Chairman da Joint Venture entre PETROBRAS, BG, GALP e REPSOL o Projeto FLNG, focando a liquefação do gás e a produção de GNL em unidades offshore nos Campos do PRÉ-SAL.

O foco de seu caminho profissional baseou-se em princípios como "pensar fora da caixa" e a busca proativa por novos modelos de Negócios adotando soluções efetivas para o mercado com a ajuda de seu desenvolvimento também nas competências de gerenciamento de Projetos, Programas e Portfolios. Destacam-se suas habilidades de ouvir e liderar, mobilizando recursos, formando equipes integradas e focadas, com cooperação e ética, fundamentais para o equilíbrio entre a demanda por competências técnicas e de recursos objetivos e o fornecimento de soluções no prazo, custo e com a qualidade e recursos projetados.

Especialidades: Riscos, Partes Interessadas, Integração

https://www.linkedin.com/in/aluizfsantos

 

Francisco Taborda

Graduado em Ciências Navais e em Engenharia, e tem um mestrado em Systems Engineering pela United States Naval Postgraduate School. Possui as certificações PMI-RMP e PMP do PMI e CGE da Coach Inc. dos EUA. Gerenciou equipes multidisciplinares e multiculturais em grandes projetos nas áreas infraestrutura de telecomunicações, construção submarina, desenvolvimento de tecnologia e inovação para corporações como a Ericsson, Nokia, Subsea 7, Vésper, Oi, Claro, Telemig Celular, Marinha do Brasil e o Centro de Pesquisa e Inovação Sueco-Brasileiro, entre outras. É professor universitário de cursos de graduação e MBA. Também, é oficial superior da reserva de primeira classe da Marinha do Brasil.

https://www.linkedin.com/in/francisco-taborda-msse-pmp-pmi-rmp-ceg-766b0822/

Júnior Rodrigues

Com +16 anos de experiência em Consultorias e Gestão de Projetos atuando nacional e internacionalmente. Graduado em Administração, Pós Graduado em Projetos de Rede, com MBA em Gerenciamento de Projetos e Mestrado em Administração pela PUC/RJ.

Certificado em PMP, ASM, PMO-CP, PACC, M30, PALC, VeriSM, CLF, CI-ASP, SFC, DEPC e ITIL V3.

Especialidades: Agile PMO, Design Sprint, Liderança, Estratégia e Agilidade Organizacional

https://www.linkedin.com/in/rodriguesjunior/

Alvaro Beckerig

Grande experiência gerencial e perfil T-Shaped e conhecimento em Desenvolvimento, Business Intelligence e Cloud Computing, com profunda expertise em gestão de programas e projetos utilizando boas práticas e metodologias ágeis. Graduado em Tecnologia da Informação (UniCarioca – 2003) e com MBA em Gerenciamento Estratégico de TI (UniCarioca - 2004) e em Gerenciamento de Projetos (UVA – 2012). Gerente de Programas de TI do Programa Caminho Melhor Jovem. Atuou na EMPRESA OLÍMPICA MUNICIPAL (EOM) com o escopo de “Project Management Technical Advisor”; na estruturação do Escritório de Projetos (PMO) no Instituto Nacional de Tecnologia pela UNESCO; na Copa das Confederações como Gerente de Projetos; e no Planejamento de projeto EAD - Multicurso Matemática, no Espírito Santo pela Fundação Roberto Marinho. Experiências Anteriores: ANEEL, Banco BMG S/A, Exército Brasileiro, Globo.com, entre outros. Profissional apaixonado pelo que faz e envolvido na difusão das culturas de gerenciamento de projetos e metodologias ágeis nas organizações e projetos.

Atuação como liderança em processos de mudança cultural e modelos de trabalho em grandes organizações; - Especialista em gestão de projetos preditivos, híbridos e adaptativos; - Pós-graduado em Gerenciamento Estratégico, Gerenciamento de Projetos e Gestão de Pessoas; - Certificado PMP, PMI-ACP, PSM-I, PSM-II, PSPO-I, PAL-I, Management 3.0, HCMBOK e Lean Six Sigma Green Belt.

Especialidades: Lean-Agile, Métodos Ágeis, Scrum

https://www.linkedin.com/in/alvarobeckerig/

 

Mauricio Alcântara

Engenheiro Eletricista pela Universidade de Brasília (UnB), com especialização em Análise e Gerências de Sistemas pela PUC-Rio e MBA em Administração de Empresas e Negócios pela FGV-Ebape, possui as certificações PMP, IPMA-C e PCC (Professional Coach). Atua como Gestor de Projetos e Pessoas a mais de 15 anos, tendo participado do desenvolvimento e implantação de projetos de TIC-Tecnologia da Informação e Comunicação, tanto para empresas do setor público quanto do setor privado, tais como, Banco Boavista, Embratel, Starone, Nextel (Peru), TIM/Intelig, SEFAZ-RJ, Petrobrás, ANAC, ANP, DATAPREV e Força Aérea Brasileira. Possui grande vivência nos segmentos de Aviação, Telecom, Logística, Varejo, CRM e Financeiro e, atualmente, é consultor e pré-vendas em empresas de Tecnologia.

Especialidades: CUSTO, CRONOGRAMA, GESTÃO DE RECURSOS

https://www.linkedin.com/in/malcan

 

Marcantonio Fabra

Doutorando em Projetos pela UNINI (México) e Mestre em Logística pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Graduou-se em Informática também pela PUC-Rio. Possui o MBA em Gerência de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-RJ), é certificado como PMP (Project Management Professional) pelo PMI (Project Management Institute), Master in Project Management pela George Washington University E Certificado Exin Agile Scrum Master. Atualmente é Vice-Presidente de Marketing e Comunicação do PMI-RJ e sócio-diretor da Acreditar Empreendimentos, onde atua em consultoria em gerenciamento de projetos e em palestras e treinamentos sobre o tema. Já acumulou mais de 15 anos de experiência como gerente de projetos de TI e na implantação de escritório de projetos em empresas como Oi, Vivo (Telefônica Celular), IBAM e Cepel. É professor em universidades e instituições de ensino tais como PUC-RJ, UFRJ, FGV e Projectlab, com 33 anos de experiência acadêmica. Recebeu, em 2012, o prêmio de Excelência em Educação do Centro Técnico-Científico da PUC-RJ, tendo sido eleito pelos alunos como um dos 10 melhores professores do Centro de 2007 a 2011. Em 2019 foi finalista do PMI Award na categoria Melhor Professor de Gerenciamento de Projetos no PMI-RJ. Também já foi homenageado diversas vezes como patrono ou paraninfo de turmas de formandos desta universidade e mais recentemente em turmas do MBA de Gerenciamento de Projetos da FGV. É coautor dos livros Gerenciamento de Projetos (FGV, 2009), PMO - Escritórios de Projetos, Programas e Portfólio na prática (Brasport, 2012) e Professional Leader: gerenciamento de projetos (Brasport, 2019).

https://www.linkedin.com/in/marcantoniofabra/

 

Vanessa Janni

Vanessa Janni é Doutora em Engenharia de Sistemas e Computação pela COPPE/UFRJ, Mestre em Administração pela FGV/UNIGRANRIO, especialista em Gestão Empresarial pela UFRJ, especialista em Marketing pela FGV/OHIO UNIVERSITY, especialista em Gestão de Projetos pela GEORGE WASHINGTON UNIVERSITY/EUA, especialista em Ensino a Distancia pela FGV, especialista em Docência do Ensino Superior pela UCAM e bacharel em Ciências Contábeis pela UFRJ. Sua experiência profissional inclui 13 anos na área de Planejamento Estratégico de multinacionais no Brasil, França e EUA. Na área acadêmica atua como professora em diversas instituições tais como FGV, COPPEAD, POLI/UFRJ, IBMEC, UNIGRANRIO, UNILASALLE, UFF e UNIPÊ. Coordena os Cursos Tecnologia de Informação em Gestão Estratégica de Programas e Projetos, Gestão Estratégica da Informação, Business Inteligence, Engenharia de Software, Gestão Estratégica da Qualidade, Gestão Comercial com Ênfase em TI - POLI/UFRJ.

https://www.linkedin.com/in/vanessa-janni-750a891a6/

 

Antonio Muniz

Idealizador e coautor do best-seller Jornada DevOps, fundador e curador da Jornada Colaborativa, Host do JornadaCast, palestrante apaixonado por pessoas, business agility, carreira, colaboração, DevOps, Lean e tecnologia.

https://www.linkedin.com/in/muniz-antonio1/

 

João Vieira de Araújo

Executivo com 35 anos de experiência no setor de energia, com sólida formação acadêmica e atuação em gestão de diversas unidades operacionais, administração de grandes contratos, além de atuação em comitês estratégicos e Conselhos de Administração. Vivência na seleção e recomendação de investimentos em ativos, gestão de riscos, procurement, escolha de sites, no licenciamento de empreendimentos complexos, na obtenção de financiamentos, comercialização de energia e gases, implantação e operação de diversas unidades. Liderança em projetos para melhoria de processos, desdobramentos de metas e implantação de sistemas de monitoramento de performance econômica e operacional.

https://www.linkedin.com/in/joaovieiradearaujo/

Priscila Mendel Lima

Engenheira de produção graduada no Cefet/RJ, com pós graduação em gerenciamento de projetos e engenharia de segurança do trabalho. Certificação PMP, e habilidades em gestão de projetos e equipe.

https://www.linkedin.com/in/priscila-mendel-lima-pmp-mba

Jeffrey Hanson Costa

Doutor em Administração, pela UNAM/ Argentina, Mestre em Sistemas de Gestão, pela UFF, MBA em E-business, pela FGV/RJ, pós-graduado em Marketing pela PUC/RJ e formado em Engenharia Eletrônica, pela UFRJ;Experiência Profissional: Diretor Executivo e principal facilitador da Acesso Direto, especializada em capacitação e no planejamento e implantação de projetos de marketing, vendas, atendimento e relacionamento, em especial, via canais alternativos, com uso intensivo de tecnologia, com clientes como Xerox, Petros, Coca-Cola, Farm, Editora Central, LAB SSJ, Golden Cross, ABRAPP, GlaxoSmithKline, PUC, Petrobras, Valia (Fundação de Seguridade Social da Vale), Unimed, Contax, Profarma, Bradesco Seguros, Essilor (Lentes Varilux), entre outros. Reconhecimento Profissional: 3 prêmios da Associação Brasileira de Telemarketing (ABT, 2008, pelo reconhecimento de contribuição acadêmica ao setor; em 2005, pelo case “Campanha GlaxoSmithKline de Venda de Vacinas de Gripe para Empresas”; e em 2004 por nossa ativa participação no case “SAC SANEAGO”, da TMK Contact Center para seu cliente, a empresa de saneamento e água de Goiás; Prêmio Destaque Empresa Distribuidora TESA (por vendas de sistemas de controle de acesso), Atlanta, EUA; Prêmio Destaque "Market Driven Quality", IBM, por excelência no atendimento a clientes; Destaque Excelência como Professor Convidado do MBA da FGV em Gerenciamento de Projetos, da turma 19 de Fortaleza/CE, 2015; Experiência Acadêmica: Professor Convidado de Marketing, Marketing Direto e de Relacionamento/ CRM, Marketing na Internet, Gestão de Telemarketing/ Call/ Contact Center, Marketing de Serviços, Técnicas de Vendas, Técnicas de Persuasão, Gestão de Vendas e Vendedores, Atendimento a Clientes, Negociação, Liderança e Comunicação Interpessoal, em MBAs, pós-MBAs e cursos de extensão da FGV e UFRJ, entre outras (anteriormente também da HSM, IBMEC e da Fundação Dom Cabral).

Outros: Diretor de Regionais da Associação Brasileira de Marketing Direto (ABEMD); membro do júri de seu Prêmio, por 3 vezes; e Palestrante nacional e internacional.

https://www.linkedin.com/in/jeffreycosta/

 

REGRAS DO PROGRAMA DE MENTORING DO PMI RIO DE JANEIRO

O Programa de Mentoring do PMI Rio de Janeiro é um benefício gratuito que o Capítulo oferece a seus Afiliados e alunos de Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos das Universidades conveniadas com o PMI RIO.  

O candidato a Mentorado do Programa de Mentoring não precisa ser residente na cidade do Rio de Janeiro pois os contatos Mentor x Mentorado poderão ser virtuais.

Os Mentores são Voluntários do Programa de Mentoring do PMI Rio de Janeiro e realizam esse trabalho sem remuneração e com único intuito de desenvolver o Profissional de Gerenciamento de Projetos no Tema da Mentoria que for escolhido.

O Tema da Mentoria será proposto pelo Mentorado e aceito pelo Mentor. O Tema acordado deverá estar relacionado a Gerenciamento de Projetos e contemplar uma ou mais áreas de conhecimento do PMBoK.

O candidato ao Programa de Mentoring deve possuir disponibilidade de pelo menos 1 hora semanal para os encontros presenciais/virtuais ao longo de 12 semanas.

A falta do Mentorado por dois (2) encontros consecutivos encerra sua participação.

A dupla Mentor x Mentorado deverá escolher a melhor forma de interação: presencial ou virtual (WhatsApp, Skype, telefone ou outra plataforma que possibilite a conversação).

Os dias e horas de contato serão definidos livremente entre Mentor e Mentorado.

Cabe ao Mentorado a iniciativa de entrar em contato com o Mentor.

Semanalmente o Mentorado deverá apresentar ao Mentor para comentários o seu Plano de Mentoria devidamente preenchido e, em paralelo, enviá-lo para a Coordenação do Programa via e-mail [email protected].

A falta de envio do Plano Semanal pelo Mentorado por duas (2) semanas consecutivas encerra sua participação.

Para um bom aproveitamento das 12 semanas de duração do Ciclo recomendamos que o Mentorado siga os Marcos definidos no Plano de Mentoria (arquivo enviado na reunião de abertura).

Mentor e Mentorado que tiverem participação mínima de 80% da carga horária prevista farão jus a 12 PDU´s na categoria Leadership.

Será emitido Certificado de Participação para os Mentorados que tiverem participação mínima de 80% da carga horária prevista e apresentarem à Coordenação do Programa de Mentoring o formulário Relatório Semanal devidamente preenchido e pelo Mentorado com cópia para o Mentor.

A carga horária será aferida pela Coordenação do Programa através do envio do Relatório Semanal.

A Gerência do Programa de Mentoring recomenda fortemente que, independentemente do Plano Semanal da Mentoria mencionado acima, o Mentorado prepare uma Apresentação sobre as atividades desenvolvidas ao longo do Ciclo. Esse trabalho deverá ser apresentado na Reunião de Encerramento do Ciclo.

Além disso o Mentorado poderá escrever Artigo técnico a ser publicado no site do PMI Rio ou em Revista na área de influência do PMI, ou poderá ser apresentado em Congresso ou Seminário promovido pelo PMI. Para tanto o Trabalho deverá estar de acordo com as Regras de Publicação. 

Maiores informações sobre publicação, procure o gerente do programa de mentoring.

Regras para seleção:

Os Mentorados serão selecionados para participar do Programa de Mentoring do PMI Rio de Janeiro levando em consideração as respostas às perguntas contidas no Formulário de Inscrição.

Responda o Formulário de Inscrição de maneira mais completa possível, esse formulário é utilizado como fator de seleção com critérios internos de classificação dos candidatos.

No preenchimento do Formulário de Inscrição o candidato deverá selecionar 3 Mentores priorizando a ordem de preferência.

Cada Mentor irá trabalhar com um, dois ou no máximo três Mentorados a cada Ciclo, conforme a sua disponibilidade de tempo.

Em caso de mais de uma inscrição, apenas a primeira inscrição será considerada no processo de seleção.

Caso um candidato aprovado não possa participar neste ciclo, não é garantida a sua postergação para turma futura.

Será dada preferência na inscrição aos Candidatos que não tenham participado de Ciclos anteriores.

Não é escopo do programa:

  • Prover um treinamento em gerenciamento de projetos;
  • Preparação para prova de certificação PMP ou correlata;
  • Vender ou comprar produtos ou serviços de qualquer natureza;
  • Criar: plano de negócio, negócio próprio, de terceiros ou correlatados;
  • Tratar de questões pessoais;
  • Auxiliar em Outsourcing ou busca de empregos;
  • Distribuir material didático;

Em caso de dúvidas ou dificuldades, favor encaminhar e-mail para [email protected]