Período de inscrição para o Ciclo 12 será de 24 de janeiro a 12 de fevereiro de 2020.


O Ciclo 12 do Programa de Mentoring do PMI Rio de Janeiro será realizado de acordo com o seguinte Calendário proposto.

Calendário do Ciclo 12

Programa de Mentoring do PMI Rio de Janeiro

Inscrições

24 de Janeiro a 12 de Fevereiro de 2020

Confirmação dos Mentorados selecionados:

14 a 17 de Fevereiro de 2020

Reunião de Abertura do Ciclo 12:

19 de fevereiro de 2020

   Semana de Trabalho do Ciclo 12:

26 de fevereiro de 2020

12ª Semana de Trabalho do Ciclo 12:

13 de Maio de 2020

Reunião de Encerramento do Ciclo 12:

20 de maio de 2020

Para se inscrever no ciclo 12 clique aqui

CONHEÇA OS MENTORES PARA O CICLO 12:
 

Alvaro Beckrig

Grande experiência gerencial e perfil T-Shaped e conhecimento em Desenvolvimento, Business Intelligence e Cloud Computing, com profunda expertise em gestão de programas e projetos utilizando boas práticas e metodologias ágeis. Graduado em Tecnologia da Informação (UniCarioca – 2003) e com MBA em Gerenciamento Estratégico de TI (UniCarioca - 2004) e em Gerenciamento de Projetos (UVA – 2012). Gerente de Programas de TI do Programa Caminho Melhor Jovem. Atuou na EMPRESA OLÍMPICA MUNICIPAL (EOM) com o escopo de “Project Management Technical Advisor”; na estruturação do Escritório de Projetos (PMO) no Instituto Nacional de Tecnologia pela UNESCO; na Copa das Confederações como Gerente de Projetos; e no Planejamento de projeto EAD - Multicurso Matemática, no Espírito Santo pela Fundação Roberto Marinho. Experiências Anteriores: ANEEL, Banco BMG S/A, Exército Brasileiro, Globo.com, entre outros. Profissional apaixonado pelo que faz e envolvido na difusão das culturas de gerenciamento de projetos e metodologias ágeis nas organizações e projetos nos quais atuo.

Especialidades: Lean-Agile, Métodos Ágeis, Scrum

https://www.linkedin.com/in/alvarobeckerig/

 

Claudia Gonçalves

Analista de Sistemas formada pela UNESA, especialista em gestão de processos pela FGV, certificada PMP. Iniciou a carreira em Gestão de Projetos atuando na área de TI de Petróleo e gás, como PMO. Trabalha como Analista de Projetos na SPREAD, cliente PETROBRAS em gerenciamento de projetos em diferentes projetos de Desenvolvimento de Software, em várias etapas desse o planejamento até o encerramento. Durante os últimos 12 anos trabalhando com gerenciamento de projetos, atuou como consultora gestão de processos e projetos em diversas áreas de negócio em vários clientes, com planejamento físico e financeiro.

Especialidades: RISCOS, CUSTOS, além de Modelagem e Indicadores de Processos

https://www.linkedin.com/in/claudia-gon%C3%A7alves-6a772a42/

Cláudia Honnicke

Engenheira química formada pela UFPR, especialista em gestão de qualidade pela FAE Business School, em engenharia de produção pela PUC PR, em engenharia de processamento de petróleo pela UERJ e em gerenciamento de projetos pela UFRJ, mestranda em engenharia química pela UFRJ. Iniciou a carreira em formulação de tintas industriais e posteriormente atuou na indústria automotiva como engenheira da qualidade. Trabalha na PETROBRAS desde 2006 em gerenciamento de projetos em diferentes estágios de maturidade e atualmente exerce função de gerente setorial de projeto e suprimento. Durante esses anos trabalhando com gerenciamento de projetos, atuou em coordenação de desenvolvimento de projetos de engenharia conceitual, básica e de detalhamento, gerenciamento de passagem de fase de projetos conforme sistemática corporativa, planejamento físico e financeiro, análise de riscos, gestão de mudanças e planejamento de suprimentos na implantação de projetos.

Especialidades: RISCOS, MUDANÇAS, PLANEJAMENTO DE SUPRIMENTOS

https://www.linkedin.com/in/claudia-honnicke-01610a18

Júnior Rodrigues

Com +16 anos de experiência em Consultorias e Gestão de Projetos atuando nacional e internacionalmente. Graduado em Administração, Pós Graduado em Projetos de Rede, com MBA em Gerenciamento de Projetos e Mestrado em Administração pela PUC/RJ.

Certificado em PMP, ASM, PMO-CP, PACC, M30, PALC, VeriSM, CLF, CI-ASP, SFC, DEPC e ITIL V3.

Especialidades: Agile PMO, Design Sprint, Liderança, Estratégia e Agilidade Organizacional

https://www.linkedin.com/in/rodriguesjunior/

Luiz Pereira

Engenheiro Civil, MBA em Gerenciamento de Projetos (IBMEC), MBA em Business Administration (UFES-ES), MBA Em Papel e Celulose (UFV), Mestrado em Políticas Públicas e Governança (FGV) e certificação PMP (PMI). Diretor Sênior e experiência em Gestão de Desempenho em Projetos de Capital, de finanças, suprimentos, projetos, operações e manutenção em projetos de Papel e Celulose no Brasil; Energia Hidrelétrica na Indonésia; Porto na Malásia e no Brasil; Pelotização em Omã; Fosfato no Peru e Brasil; Potássio na Argentina; Carvão em Moçambique; Cobre no Chile; Minério e Níquel no Brasil, além de diversos outros projetos de PPP (Estradas, VLT).

Especialidades: Gestão, Contratos, Planejamento

https://www.linkedin.com/in/luiz-pereira-b7370341/

Francisco Taborda

Graduado em Ciências Navais e em Engenharia, e tem um mestrado em Systems Engineering pela United States Naval Postgraduate School. Possui as certificações PMI-RMP e PMP do PMI e CGE da Coach Inc. dos EUA. Gerenciou equipes multidisciplinares e multiculturais em grandes projetos nas áreas infraestrutura de telecomunicações, construção submarina, desenvolvimento de tecnologia e inovação para corporações como a Ericsson, Nokia, Subsea 7, Vésper, Oi, Claro, Telemig Celular, Marinha do Brasil e o Centro de Pesquisa e Inovação Sueco-Brasileiro, entre outras. É professor universitário de cursos de graduação e MBA. Também, é oficial superior da reserva de primeira classe da Marinha do Brasil.

https://www.linkedin.com/in/francisco-taborda-msse-pmp-pmi-rmp-ceg-766b0822/

Paulo Thomaz

Coach certificado, com especialidade em carreira de gestores de projetos e processos; Gestor de projetos certificado PMP e Consultor de Implantação de PMO na metodologia Value Ring (PMO-CC). Mestrando em Sistemas de Gestão e MBA em Gerenciamento de Projetos pela UFF-RJ, Especialista em Gerenciamento de Projetos de Software pela PUC-RJ com graduação em Tecnologia da Informação pela Unigranrio. Experiência na gestão operacional e projetos na indústria de Seguros e em TELECOM, nas operadoras (Vivo, TIM e Oi). Mais de 15 anos de implantação de projetos nas áreas de governança, PMO Corporativo, finanças, garantia da receita, combate à fraude, atendimento ao cliente, tecnologia, entre outras. Há mais de 10 anos atuando como professor em gestão de projetos, incluindo certificação PMP, trabalhando com metodologia que já certificou mais de 2 mil PMPs no Brasil.

Especialidades: LIDERANÇA, GESTÃO DE MUDANÇAS, MÉTODOS ÁGEIS.

https://www.linkedin.com/in/pthomaz/

 

Mauricio Alcântara

Engenheiro Eletricista pela Universidade de Brasília (UnB), com especialização em Análise e Gerências de Sistemas pela PUC-Rio e MBA em Administração de Empresas e Negócios pela FGV-Ebape, possui as certificações PMP, IPMA-C e PCC (Professional Coach). Atua como Gestor de Projetos e Pessoas a mais de 15 anos, tendo participado do desenvolvimento e implantação de projetos de TIC-Tecnologia da Informação e Comunicação, tanto para empresas do setor público quanto do setor privado, tais como, Banco Boavista, Embratel, Starone, Nextel (Peru), TIM/Intelig, SEFAZ-RJ, Petrobrás, ANAC, ANP, DATAPREV e Força Aérea Brasileira. Possui grande vivência nos segmentos de Aviação, Telecom, Logística, Varejo, CRM e Financeiro e, atualmente, é consultor e pré-vendas em empresas de Tecnologia.

Especialidades: CUSTO, CRONOGRAMA, GESTÃO DE RECURSOS

https://www.linkedin.com/in/malcan

 

REGRAS DO PROGRAMA DE MENTORING DO PMI RIO DE JANEIRO

O Programa de Mentoring do PMI Rio de Janeiro é um benefício gratuito que o Capítulo oferece a seus Afiliados e alunos de Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos das Universidades conveniadas com o PMI RIO.  

O candidato a Mentorado do Programa de Mentoring não precisa ser residente na cidade do Rio de Janeiro pois os contatos Mentor x Mentorado poderão ser virtuais.

Os Mentores são Voluntários do Programa de Mentoring do PMI Rio de Janeiro e realizam esse trabalho sem remuneração e com único intuito de desenvolver o Profissional de Gerenciamento de Projetos no Tema da Mentoria que for escolhido.

O Tema da Mentoria será proposto pelo Mentorado e aceito pelo Mentor. O Tema acordado deverá estar relacionado a Gerenciamento de Projetos e contemplar uma ou mais áreas de conhecimento do PMBoK.

O candidato ao Programa de Mentoring deve possuir disponibilidade de pelo menos 1 hora semanal para os encontros presenciais/virtuais ao longo de 12 semanas.

A falta do Mentorado por dois (2) encontros consecutivos encerra sua participação.

A dupla Mentor x Mentorado deverá escolher a melhor forma de interação: presencial ou virtual (WhatsApp, Skype, telefone ou outra plataforma que possibilite a conversação).

Os dias e horas de contato serão definidos livremente entre Mentor e Mentorado.

Cabe ao Mentorado a iniciativa de entrar em contato com o Mentor.

Semanalmente o Mentorado deverá apresentar ao Mentor para comentários o seu Plano de Mentoria devidamente preenchido e, em paralelo, enviá-lo para a Coordenação do Programa via e-mail [email protected].

A falta de envio do Plano Semanal pelo Mentorado por duas (2) semanas consecutivas encerra sua participação.

Para um bom aproveitamento das 12 semanas de duração do Ciclo recomendamos que o Mentorado siga os Marcos definidos no Plano de Mentoria (arquivo enviado na reunião de abertura).

Mentor e Mentorado que tiverem participação mínima de 80% da carga horária prevista farão jus a 12 PDU´s na categoria Leadership.

Será emitido Certificado de Participação para os Mentorados que tiverem participação mínima de 80% da carga horária prevista e apresentarem à Coordenação do Programa de Mentoring o formulário Relatório Semanal devidamente preenchido e pelo Mentorado com cópia para o Mentor.

A carga horária será aferida pela Coordenação do Programa através do envio do Relatório Semanal.

A Gerência do Programa de Mentoring recomenda fortemente que, independentemente do Plano Semanal da Mentoria mencionado acima, o Mentorado prepare uma Apresentação sobre as atividades desenvolvidas ao longo do Ciclo. Esse trabalho deverá ser apresentado na Reunião de Encerramento do Ciclo.

Além disso o Mentorado poderá escrever Artigo técnico a ser publicado no site do PMI Rio ou em Revista na área de influência do PMI, ou poderá ser apresentado em Congresso ou Seminário promovido pelo PMI. Para tanto o Trabalho deverá estar de acordo com as Regras de Publicação. 

Maiores informações sobre publicação, procure o gerente do programa de mentoring.

Regras para seleção:

Os Mentorados serão selecionados para participar do Programa de Mentoring do PMI Rio de Janeiro levando em consideração as respostas às perguntas contidas no Formulário de Inscrição.

Responda o Formulário de Inscrição de maneira mais completa possível.

No preenchimento do Formulário de Inscrição o candidato deverá selecionar 3 Mentores priorizando a ordem de preferência.

Cada Mentor irá trabalhar com um, dois ou no máximo três Mentorados a cada Ciclo, conforme a sua disponibilidade de tempo.

Em caso de mais de uma inscrição, apenas a primeira inscrição será considerada no processo de seleção.

Caso um candidato aprovado não possa participar neste ciclo, não é garantida a sua postergação para turma futura.

Será dada preferência na inscrição aos Candidatos que não tenham participado de Ciclos anteriores.

Não é escopo do programa:

  • Prover um treinamento em gerenciamento de projetos;
  • Preparação para prova de certificação PMP ou correlata;
  • Vender ou comprar produtos ou serviços de qualquer natureza;
  • Criar ou lançar negócio próprio ou de terceiros;
  • Tratar de questões pessoais;
  • Auxiliar em Outsourcing ou busca de empregos;
  • Distribuir material didático;

Em caso de dúvidas ou dificuldades, favor encaminhar e-mail para [email protected]